A musicalidade de Felinto Lúcio Dantas nos sertões do Rio Grande do Norte: memória perene

Revista Galo

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ISSN: 2675-7400
Editor Chefe: FRANCISCO ISAAC D. DE OLIVEIRA
Início Publicação: 20/04/2020
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Arqueologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Geografia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Teologia

A musicalidade de Felinto Lúcio Dantas nos sertões do Rio Grande do Norte: memória perene

Ano: 2022 | Volume: 5 | Número: 5
Autores: josé jaeder de araújo silva and ariane de medeiros pereira
Autor Correspondente: Silva, José Jaeder de Araújo | [email protected]

Palavras-chave: felinto lúcio dantas. musicalidade nos sertões do rio grande do norte. memória. identidade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A escrita que ora se apresenta tem como finalidade discutir a musicalidade de Felinto Lúcio Dantas nos sertões do Rio Grande do Norte como um meio de gestar o espaço através da visibilidade e dizibilidade da música (ALBUQUERQUE JR., 2011). Neste caso, os sertões são entendidos enquanto um meio no qual estava distante do litoral, e que não raras às vezes, era percebido como um lugar de atraso se comparado com as áreas litorâneas (ARRUDA, 2000). De modo que, nossa abordagem visa arrozar como as músicas e composições de Felinto Lúcio Dantas extrapolam o espaço do atraso, os sertões, e ganha notoriedade, no meio civilizado e culto, dos grandes centros do Brasil, como Rio de Janeiro, Pernambuco e, até mesmo, lugares da Europa. Como também, qual é a memória gestada, atualmente, pelos agentes sociais que praticam os sertões do citado Estado sobre a musicalidade de Felinto Lúcio Dantas. Para tanto, recorremos a análise de uma bibliografia especializada (DANTAS, 2007), (LIMA; OLIVEIRA, 2019), assim como, ao uso de entrevistas com familiares e pessoas que conhecem as composições de Felinto Lúcio. Podemos averiguar que o nosso personagem povoa a mentalidade dos que praticam os sertões do Rio Grande do Norte. Considerado como um artista consagrado na dita espacialidade.



Resumo Inglês:

The writing presented here aims to discuss the musicality of Felinto Lúcio Dantas in the hinterlands of Rio Grande do Norte as a means of generating a space through the visibility and sayability of music (ALBUQUERQUE JR., 2011). In this case, the hinterlands are understood an environment in which it was far from the coast, and which not rarely, was perceived a place of backwardness compared to coastal areas (ARRUDA, 2000). So, our approach aims to explore how the songs and compositions of Felinto Lúcio Dantas go beyond the space of backwardness, the hinterlands, and gain notoriety, in the civilized and cultured environment, of the great centers of Brazil, such as Rio de Janeiro, Pernambuco and, even places in Europe. The well, what is the memory gestated, currently, by the social agents who practice the hinterlands of the aforementioned State on the musicality of Felinto Lúcio Dantas. For that, we resorted to the analysis of a specialized bibliography (DANTAS, F. G., 2007), (LIMA; OLIVEIRA, 2019), the well as the use of interviews with family members and people who know Felinto Lúcio’s compositions. We can see that our character inhabits the mentality of those who practice the hinterlands of Rio Grande do Norte. Considered an artist enshrined in said spatiality.