Este artigo tem como objetivo içar a dialética da musicobiografização como intriga narrativa entre os campos da pesquisa (auto)biográfica e da educação musical, de forma ensaística. Numa filo-sofia da ipseidade, a posse de um termo nocional – musicobiografização – não é o que importa, e sim o engendramento da narrativa como uma dialética do entre, encontrando a cumplicidade desse movi-mento (auto)biográfico na área da educa-ção musical no Brasil. Nesse momento adâmico, em que estamos dando nome aos conceitos que dialogam com o campo da pesquisa (auto)biográfica e da educa-ção musical, a tese aqui defendida é a de que a musicobiografização é compre-endida por delegar a si a operação de composição desses campos do conhe-cimento. Trata-se de mostrar como esta se inscreve nos polos de permanência entre educação musical e pesquisa (auto)biográfica para, assim, fazer a mediação entre elas, abrangendo o espectro de significações de um campo investigativo a outro em que se sobrepõe aquilo que difere e se associa inteiramente.
This article aims to raise the dialectic of music biographization as a narrative intri-gue between the field of (auto)biographi-cal research and music education, in an essayistic way. In a philosophy of ipseity, the possession of a notional term – mu-sic biographization – is not what matters, but the engendering of the narrative as a dialectic of the between, finding the complicity of this (auto)biographical mo-vement in the area of music education in Brazil. In this Adamic moment, in which we are naming the concepts that dialo-gue with the field of Autobiographical Research and Music Education, the thesis defended here is that music biographiza-tion is understood as delegating to itself the operation of composing these fields of knowledge. The aim is to show how this is inscribed in the poles of permanen-ce between music education and (auto)biographical research, in order to media-te between them, covering the spectrum of meanings from an investigative field to another in which what differs overlaps. and fully associates.