NÃO AS MATEM! A FIGURAÇÃO DO UXORICÍDIO EM “A CARTOMANTE” DE MACHADO DE ASSIS

EntreLetras

Endereço:
Coordenação do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura. Rua Paraguai esq. c/Uxiramas, s/n. - Cimba
Araguaína / TO
77824-838
Site: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/about
Telefone: (63) 3416-5698
ISSN: 21793948
Editor Chefe: Cícero da Silva
Início Publicação: 30/06/2010
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística

NÃO AS MATEM! A FIGURAÇÃO DO UXORICÍDIO EM “A CARTOMANTE” DE MACHADO DE ASSIS

Ano: 2012 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Daniel Gomes da Fonseca
Autor Correspondente: Daniel Gomes da Fonseca | [email protected]

Palavras-chave: A cartomante, uxoricídio, ciúme, destino

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo consiste em uma leitura do conto “A cartomante”, de Machado de Assis.
Nele, procura-se apontar os principais aspectos da figuração literária do uxoricídio, o
assassínio de mulher cometido por seu marido. São delineados seus dois eixos temáticos: o da
realização amorosa, do ciúme e do adultério, por um lado; e o da superstição, do misticismo
como consolo do espírito em face da angústia e do desconhecido, por outro. Para isso, são
referidas brevemente outras obras de Machado com o objetivo de apontar elementos da
figuração literária da situação de opressão da mulher no Brasil da segunda metade do século
dezenove.



Resumo Inglês:

This article consists of a reading of the short story “The fortune teller” by Machado
de Assis. Such reading presents the main aspects of the literary representation
of uxoricide, i.e., the killing of one's wife. It also outlines the two main themes of the short
story: on the one hand, the romantic realization, the jealousy and the adultery; and on the
other hand, the superstition or mysticism as a form of relief encountered by a spirit faced with
anguish and the unknown. In order to do so, some other works by Machado de Assis are also
briefly commented upon. These works also allow the present article to point out other
elements characteristic of the literary representation of the oppression the Brazilian women
encountered in the second half of the nineteenth century.