O presente trabalho analisará o romance Café (2015), de Mário de Andrade, sob as perspectivas formal e ideológica. No primeiro caso, será analisado o núcleo dramático que se desenvolve no capítulo As duas irmãs, considerando que esse núcleo se insere num “intervalo dramático”. Isso ocorre devido ao fato de que a trama principal do romance é interrompida para que o núcleo dramático possa se desenvolver. Assim, Café inclui em sua estrutura características dos gêneros romance e drama, o que evidencia a abrangência permitida pela literatura. Já a análise ideológica mostrará o modo como a imprensa contribui para a difusão do senso comum, de modo a preencher a vida cotidiana dos personagens em torno de uma ideologia dominante. Essa ideologia se faz notar pelo comportamento cada vez mais burguês a que a família se submete com a vida na cidade, influenciada particularmente pela leitura de jornais e folhetins.
This study will examine the novel Café, of Mário de Andrade, under the formal and ideological perspectives. In the first case will be analyzed the dramatic core that develops in chapter Duas Irmãs, considering that core is inserted in a "dramatic break". This is due to the fact that the main weft of the novel is interrupted for the dramatic core can develop. So, Café includes in its structure characteristics of the novel and drama genres, which shows the scope allowed by the literature. Ideological analysis shows how the press contributes to the diffusion of common sense in order to fill the daily lives of the characters around a dominant ideology. This ideology notes by behavior bourgeois family submits with the city life, influenced particularly by reading newspapers and serials.