Na Baixa do Sapateiro (Bahia) de Ary Barroso na interpretação de John Coltrane: A utilização da composição como veículo para a improvisação no jazz modal.

Revista Orfeu

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ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

Na Baixa do Sapateiro (Bahia) de Ary Barroso na interpretação de John Coltrane: A utilização da composição como veículo para a improvisação no jazz modal.

Ano: 2016 | Volume: 1 | Número: 2
Autores: Luis Felipe Gomes
Autor Correspondente: Luis Felipe Gomes | [email protected]

Palavras-chave: John Coltrane, improvisação, jazz modal

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Estudo analítico da interpretação de John Coltrane da música Na Baixa do Sapateiro (Bahia), composição de Ary Barroso. A partir do registro fonográfico, foi realizada uma transcrição pelo autor do presente artigo onde pôde-se observar uma adaptação da composição para a sua utilização como prática de improvisação vinculada ao jazz modal, território explorado pelo saxofonista em sua carreira. Primeiramente, são discutidas questões políticas que contribuíram para a difusão da música brasileira nos Estados Unidos na década de 1940. Em seguida, é abordada a relação de Coltrane com o jazz modal, elucidando as características e salientando a importância da teoria de George Russell (2001) na gênese do estilo. Por fim, trata-se das questões da performance no que diz respeito às adaptações da referida composição, como também, de aspectos da improvisação do saxofonista. Com isso, o trabalho significa uma contribuição aos estudos sobre improvisação, vindo a somar-se na perspectiva da etnomusicologia e das práticas interpretativas em música popular



Resumo Inglês:

Analytic study of John Coltrane’s interpretation of the song Na Baixa do Sapateiro (Bahia), composed by Ary Barroso. From phonographic record, we conducted a transcription in which we could observe an adaptation of the composition for use as improvisation practice linked to modal jazz, a territory explored by the saxophonist in his career. Firstly, we discuss the political issues that contributed to the diffusion of Brazilian music in the United States in the 1940s. Next, we address Coltrane’s relation to modal jazz, exposing its characteristics and emphasizing the importance of George Russel (2001) in the genesis of said style. Finally, we touch upon matters of performance in regard to the adaptations of the aforementioned composition, as well as aspects of the saxophonist’s improvisation. That said, this paper represents a contribution to improvisation studies, adding to the perspective of ethnomusicology and interpretive practices in popular music.