No Terreiro de Nossa Senhora da Conceição, localizado na cidade de Manaus (AM), a encantada, Cabocla Mariana, preside anualmente o ritual do mocororó em sua homenagem e em devoção a santa padroeira do terreiro. Usando os princípios de participação, corte, equivalência e o encruzilhamento nos cultos a santos e encantados, principalmente, o católico e a encantaria, este trabalho verificou como esses cultos podem se interligar para que haja equivalência entre eles e o ritual do mocororó aconteça. Também visando registrar as práticas que envolvem o ritual do mocororó e o resgate da história de ritos praticados na encantaria da região amazônica é que esse estudo se faz importante. Com a observação participante, a tradição das lembranças, unidas por uma etnografia religiosa, compreendi que além de promover a socialização dos seus convivas, o ritual do mocororó tem importância cultural e religiosa por ser uma herança ancestral nordestina.
In the Terreiro de Nossa Senhora da Conceição, located in the city of Manaus -AM, the enchanted woman, Cabocla Mariana, annually presides over the mocororó ritual in her honor and in devotion to the terreiro's patron saint. Using the principles of participation,cutting, equivalence, and crossroads in the cults of saints and the enchanted, especially the Catholic and the enchanted, this work looked at how these cults can be interconnected so that there is equivalence between them and the mocororó ritual takes place. It is also with the aim of recording the practices involved in the mocororó ritual and recovering the history of the rites practiced in the enchantment of the Amazon region that this study is essential. Through participant observation and the traditionof memories, combined with a religious ethnography, I understood that as well as promoting the socialization of its participants, the mocororó ritual has cultural and religious importance because it is an ancestral heritage from the Northeast.
En el Terreiro de Nossa Senhora da Conceição, situado en la ciudad de Manaus-AM, la mujer encantada, Cabocla Mariana, preside anualmente el ritual del mocororó en su honor y en devoción a la patrona del terreiro. Utilizando los principios de participación, corte, equivalencia y fertilización cruzada en los cultos de santos y encantados, especialmente el católico y el encantado, este trabajo estudió cómo estos cultos pueden interconectarse para que haya equivalencia entre ellos y tenga lugar el ritual del mocororó. Este estudio también es importante para registrar las prácticas involucradas en el ritual del mocororó y recuperar la historia de los ritos practicados en el encantamiento de la región amazónica. A través de la observación participante y de la tradición de los recuerdos, combinada con una etnografía religiosa, me di cuenta de que, además de promover la socialización de sus participantes, el ritual del mocororó tiene importancia cultural y religiosa por ser una herencia ancestral del nordeste.