Na era da imagem, a imagem perde seu poder: Fred Ritchin e os potenciais inexplorados da Fotografia

Revista Apotheke

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: https://www.revistas.udesc.br/index.php/apotheke/issue/view/815
Telefone: (48) 3321-8000
ISSN: 2447-1267
Editor Chefe: Jociele Lampert
Início Publicação: 31/12/2015
Periodicidade: Semestral

Na era da imagem, a imagem perde seu poder: Fred Ritchin e os potenciais inexplorados da Fotografia

Ano: 2020 | Volume: 6 | Número: 1
Autores: C. de S. P. Brandão, M. Vandresen
Autor Correspondente: C. de S. P. Brandão | [email protected]

Palavras-chave: imagem, fotografia; Fred Ritchin

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo nasceu de uma visita ao International Center of Photography (ICP) em Nova Iorque, onde os autores tiveram a oportunidade de conversar com Fred Ritchin, pró-reitor emérito do ICP, e discutir o texto seminal que completa três décadas em 2020 e os potenciais inexplorados da Fotografia. O fato de que hoje sejamos inundados diariamente com imagens e que, ao mesmo tempo, nossa capacidade de processar ou entender qualquer sentido seja reduzida e não aprimorada por essa abundância é um paradoxo. Há trinta anos, era lançado “In Our Own Image”, de Ritchin. O livro descreveu de forma impressionante muitas das maneiras pelas quais a era digital transformaria a sociedade. Quando a segunda edição do livro foi publicada, em 1999, muitas das previsões de Ritchin, como o embelezamento de imagens pelo computador e o enfraquecimento do papel da fotografia como testemunha confiável, já eram uma realidade.



Resumo Inglês:

 This article was born from a visit to the International Center of Photography (ICP) in New York, where the authors had the opportunity to talk with Fred Ritchin, ICP’s emeritus rector, and discuss the complete seminal text three decades in 2020 and the unexplored of Photography . Today, the fact that today we flood daily with images and that, at the same time, our ability to process or understand any meaning must be changed and not improved by that amount is a paradox. Thirty years ago, “In Our Own Image” by Ritchin was released. The book impressively described many of the ways in which an era of society’s digital transformation. When a second edition of the book was published in 1999, many of Ritchin’s changes, such as the embellishment of images by the computer and the weakening of the role of photography as a reliable witness, were already a reality.