Este artigo trata da identificação e da análise dos mecanismos de cidadania nos anos 1970 abordadas nas cantigas repórteres de Tom Zé. O músico baiano realizou uma crítica à cidadania dessa época, porque a mesma foi constituída em meio aos privilégios de classe, à distinção social, valorização do trabalho e censura durante a ditadura civil-militar. Já com a reemergência da sociedade civil e a lenta redemocratização dos anos 1980, suas canções desse período trataram de uma noção mais afirmativa de cidadania pressuposta no discurso de auto-representação de sujeitos da classe trabalhadora que reivindicavam participação no processo político. Por fim, é importante mencionar que em oposição relacional aos estereótipos urbanos de trabalhador e de cidadão, o cancionista repórter em questão valoriza a fase juvenil da vida nas suas cantigas.
PALAVRAS-CHAVE: Música; cidadania; trabalhador; juventude; Tom Zé.
This paper talks aboutthe identification and analysis of the mechanisms of citizenship in the 1970s addressed in the reporterssongs of Tom Zé. The musician held a critical citizenship that time, because it was made in the midst of class privileges, the social distinction, appreciation of the work and censorship during the civil-military dictatorship. Already with the reemergence of the civil society and the slow democratization of the 1980s, his songs from this period dealt with a more affirmative notion of citizenship presupposed in the discourse of self-representation of subjects from the working class who demanded participation in the political process. Finally, it is important to mention that as relational opposed to urbansstereotypes of worker and citizen, the reporter songwriter in question values the juvenile phase of life in their songs.
KEY-WORDS:music; citizenship; worker; youth, Tom Zé.