A música se tornou uma das maiores formas de expressão do Rastafari, movimentação cultural que surgiu em 1930 na Jamaica e que durante o seu desenvolvimento estabeleceu conexões entre religiosidade, política, lazer e trabalho. Apesar de sua transnacionalização estar associada à difusão de um veículo da cultura popular, a música reggae, é no nyahbinghi que reside a principal fonte espiritual e musical, sendo ele um serviço (cerimônia ou trabalho espiritual) onde são entoados chants (hinos) ao toque de três tambores principais. Neste artigo serão abordados aspectos da organização de um grupo formado por rastafaris, o Instituto Cultural Bola de Fogo, apresentando reflexões sobre a prática do nyahbinghi a partir do trabalho de campo realizado nas apresentações-rituais que acontecem na cidade. Para uma melhor contextualização, inicialmente trarei algumas considerações históricas sobre o rastafari e sua musicalidade, o que remente a uma política contra o colonialismo e a colonialidade. Passado e presente confluem, bem como o material e o espiritual, trazendo conhecimento ancestral e benesses curativas. Inserido em programações de lazer periférico, percebe-se a importância da política e da religião emergindo nas ruas e espaços públicos na cidade.
Music has become one of the greatest forms of expression for Rastafari, a cultural movement that emerged in 1930 in Jamaica and that during its development established connections between religiosity, politics, leisure and work. Despite its transnationalization being associated with the dissemination of a vehicle of popular culture, reggae music, it is in the nyahbinghi that resides the main spiritual and musical source, being a service (ceremony or spiritual work) wherechants (hymns) are sung to the playing of three main drums. In this article, aspects of the organization of a group formed by Rastafarians, the Instituto Cultural Bola de Fogo, will be addressed, presenting reflections on the practice of nyahbinghi from the field work carried out in the ritual-performances that take place in the city. For a better contextualization, I will initially bring some historical considerations about Rastafari and its musicality, which leads to a policy against colonialism and coloniality. Past and present converge, as well as the material and the spiritual, bringing ancestral knowledge and healing benefits. Inserted in peripheral leisure events, one can see the importance of politics and religion emerging in the streets and public spaces in the city.
La música se ha convertido en una de las mayores formas de expresión de Rastafari, un movimiento cultural que surgió en 1930 en Jamaica y que durante su desarrollo estableció conexiones entre religiosidad, política, ocio y trabajo. A pesar de que su transnacionalización está asociada a la difusión de un vehículo de la cultura popular, la música reggae, es en el nyahbinghi donde reside la principal fuente espiritual y musical, siendo un servicio (ceremonia o trabajo espiritual) donde se entonan chants (himnos) al ejecución de tres tambores principales. En este artículo se abordarán aspectos de la organización de un grupo formado por rastafaris, el Instituto Cultural Bola de Fogo, presentandoreflexiones sobre la práctica del nyahbinghi a partir del trabajo de campo hecho en los rituales-performances que se realizan en la ciudad. Para una mejor contextualización, traeré inicialmente algunas consideraciones históricas sobre el rastafari y su musicalidad, lo que conduce a una política contra el colonialismo y la colonialidad. Pasado y presente convergen, así como lo material y lo espiritual, aportando conocimientos ancestrales y beneficios curativos. Insertado en eventos de ocio periférico, se puede ver la importancia de la política y la religión emergiendo en las calles y espacios públicos de la ciudad.