NADA DE NOVO NO FRONT E TAMBORES NA NOITE: A ALEMANHA ESFACELADA SOB OS OLHOS DE ERICH REMARQUE E BERTOLT BRECHT

Opsis

Endereço:
AV. DR. LAMARTINE PINTO DE AVELAR 1120 Caixa Postal: 536
Catalão / GO
75704120
Site: http://www.revistas.ufg.br/index.php/opsis
Telefone: (64) 3441-5309
ISSN: 15193276
Editor Chefe: Teresinha Maria Duarte
Início Publicação: 30/04/2001
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

NADA DE NOVO NO FRONT E TAMBORES NA NOITE: A ALEMANHA ESFACELADA SOB OS OLHOS DE ERICH REMARQUE E BERTOLT BRECHT

Ano: 2012 | Volume: 12 | Número: 1
Autores: D.P.A.Sousa, T.T.M.Freitas
Autor Correspondente: D.P.A.Sousa | [email protected]

Palavras-chave: Nada de novo no front; Tambores na noite; Primeira Guerra Mundial; experiência, pobreza. / All Quiet on the Western Front; Drums in the night; First World War; experience, poverty.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo é o resultado do
diálogo entre arte e sociedade, história
e cultura. Por meio do debate entre a
obra literária
Nada de novo no front
, de
Eric Maria Remarque (de 1928)
,
e a
peça teatral
Tambores na noite
(1922),
de Bertolt Brecht, o trabalho propõe
uma análise crítica a ideias românticas
a respeito da guerra, particularmente
a Primeira Guerra Mundial, tema de
ambas produções.



Resumo Inglês:

This article is the result
of the dialogue between art and society, history and culture. Through
discussion between the literary work
All Quiet on the Western Front
of Eric
Maria Remarque (1928), and the play
Drums in the night
(1922), of Bertolt
Brecht, the paper proposes a critical
analysis of the romantic ideas about
war, particularly First World War, the
subject of both productions.