NAMES OF THE POSSIBLE: AUTHENTIC MEMORIES AND SEQUENTIAL STUDY OF AUTONOMOUS POLITICS IN THE EXTREME NORTH OF URUGUAY
Margens
NAMES OF THE POSSIBLE: AUTHENTIC MEMORIES AND SEQUENTIAL STUDY OF AUTONOMOUS POLITICS IN THE EXTREME NORTH OF URUGUAY
Autor Correspondente: Alex Martins MORAES | [email protected]
Palavras-chave: Autonomy. Memory. Politics. Popular movement. Uruguay
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
No ano de 2015, meus interlocutores no movimento popular dos cortadores de canade-açúcar do norte uruguaio enunciavam seus propósitos políticos em referência a um conjunto de palavras emblemáticas que, segundo eles, indicariam a existência de uma antiga “autonomia” passível de ser atualizada no tempo presente. Argumento que esse tipo de recordação é da ordem das “autênticas lembranças” (Walter Benjamin). Nelas, está em jogo a hipótese segundo a qual um acontecimento passado pode ser redescoberto à luz das inquietações atuais que o transformam em objeto de atenção política. Testo essa hipótese mediante uma “análise sequencial da política” (Sylvain Lazarus). Selecionei algumas palavras que mobilizaram a atenção política dos meus interlocutores para, em seguida, submergir-me nas formas de consciência que outrora elas sustentaram. Finalizo o artigo refletindo sobre como um processo político contemporâneo pode revalorizar as experiências autonômicas pretéritas, expondo-nos ao que Benjamin denominaria uma “cristalização em mônada” do tempo da emancipação.
Resumo Inglês:
My interlocutors of the sugarcane cutters popular movement of NorthernUruguay enunciated their political purposes by referring to a set of emblematic words that, according to them, point to the existence of an old-time ‘autonomy’ that could nowadays be actualized. This kind of perspective regarding the past belongs to the realm of ‘authentic memories’ (Walter Benjamin) and raise the hypothesis that a past event can be rediscovered in light of current concerns that make it an object of political attention. I verify this hypothesis through a ‘sequential analysis of politics’ (Sylvain Lazarus). I select some words that capture the attention of my interlocutors and then I immerse myself in the forms of consciousness that such words once held. Finally, I reflect on how a contemporary political process can give us access to an oldtime autonomic experience, exposing us to what Benjamin would call ‘crystallization in monad’ of the time of emancipation.