Nara, Gal e Rita: Trajetórias, Projetos, Migrações das Mulheres do Tropicalismo

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ISSN: 2179-2143
Editor Chefe: Dilton Cândido S. Maynard
Início Publicação: 01/10/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Nara, Gal e Rita: Trajetórias, Projetos, Migrações das Mulheres do Tropicalismo

Ano: 2010 | Volume: 0 | Número: 2
Autores: Jefferson William Gohl
Autor Correspondente: Jefferson William Gohl | [email protected]

Palavras-chave: Tropicália, mulher, música

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Portadoras de carreiras e lugares sociais específicos no campo da canção brasileira, três mulheres tiveram um encontro singular no movimento Tropicalista. Movimento este, que acabou resultando no disco manifesto “Tropicália” de 1968. Mais do que identificar sexismo, machismo ou uma perspectiva masculina ou feminina neste movimento, o presente trabalho pretende investigar, neste disco, em que medida as propostas contraculturais que relativizavam o lugar das mulheres na sociedade durante a década de 1960-70 interferiram nas trajetórias, carreiras e opções estéticas de Nara Leão, Gal Costa e Rita Lee. O canto engajado, a dicção bossa nova e as retomadas da música de consumo, são elementos particulares que permeiam as relações do movimento tropicalista, mas que se concretizam na participação de cada uma das artistas de maneira singular e pode promover uma reflexão quanto às audições possíveis na forma de cantar destas mulheres, que naquela década conquistaram espaços na sociedade e concomitantemente no ambiente de trabalho da grande indústria fonográfica.

Palavras-chave: Tropicália, mulher, música



Resumo Inglês:

Specific carriers of careers and social places in the field of the Brazilian song, three women had a singular meeting in the Tropicalista movement. This movement finished resulting in the manifest record Tropicália of 1968. More than what to identify sexism, machism or a masculine or feminine perspective in this movement, the present article intends to investigate, in this disc, where measured the contracultural proposals that relativized the place of the women in the society during the decade of 1960-70, they had intervened with the trajectories, careers and aesthetic options of Nara Leão, the Gal Costa and Rita Lee. I sing it engagement, the new dicção bossa and the retaken ones of the consumption music, are singular elements that to permeate relations of the movement, but that if they materialize in the participation of each one of the artists in singular way and can promote a reflection how much the possible hearings in figuration sing in it of the women, who in that decade had concomitantly conquered spaces in the society and in the environment of work of the great industry phonographic.

Keywords: Tropicália, woman, music