A NARRATIVA ENCAIXADA PÓS-MODERNA EM CLUBE DA LUTA: FORMAÇÃO DO ALTEREGO TYLER DURDEN

REVISTA DE LETRAS NORTE@MENTOS

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ISSN: 19838018
Editor Chefe: Jesuino Arvelino Pinto e Neusa Inês Philippsen
Início Publicação: 30/06/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística

A NARRATIVA ENCAIXADA PÓS-MODERNA EM CLUBE DA LUTA: FORMAÇÃO DO ALTEREGO TYLER DURDEN

Ano: 2019 | Volume: 12 | Número: 28
Autores: T. M. Prado, D. N. Oliveira.
Autor Correspondente: T. M. Prado | [email protected]

Palavras-chave: Tyler Durden, personagem-narrador, deambulação, multivocalidade.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Em Clube da luta, a não-fixidez dos valores somada ao apreço pela diferença, característicos da pós-modernidade, refletem-se na representação dos personagens-narradores. Assim, o objetivo desta pesquisa é compreender como a multivocalidade empresta pistas para o entendimento sobre a formação do alterego Tyler. Fundamentando este trabalho, têm-se: Benjamin (1985) abordando o declínio da narrativa; Santiago (2002) delineando o narrador pós-moderno oposto ao tradicional; Bakhtin (2013) tratando da polifonia; Prado (2001) explanando sobre os encaixes pós-modernos de focos narrativos. Conclui-se que há deambulação, técnica de encaixe pósmoderno de foco narrativo advinda do contexto pós-utópico em que Tyler também configura-se como um narrador.



Resumo Inglês:

In Palahniuk’s novel, Fight Club, there is not moral values stability and there is an attention by difference. It is post-modernity characteristic that we have been reading about that. Therefore, the objective this research is to understand how the multivocalidade takes us aspects to understanding about Tyler alter ego formation in Fight Club. Before write this text we had read some writers, such as: Benjamin (1985), Santiago (2002), Bakhtin (2013) and Prado (2001). We can conclude that there is deambulação, it is post-modernity technique of narrative emphasis and it is characteristic of post-utopian context. Thus, Tyler is a narrator too.