As Narrativas Multissequências e as Transnarrtivas Midiáticas Encontradas nos Games e nos Advergames

Revista GEMInIS

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ISSN: 2179-1465
Editor Chefe: João Carlos Massarolo
Início Publicação: 31/10/2010
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

As Narrativas Multissequências e as Transnarrtivas Midiáticas Encontradas nos Games e nos Advergames

Ano: 2011 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: Patrícia Farias Coelho
Autor Correspondente: Patrícia Farias Coelho | [email protected]

Palavras-chave: narrativa multissequêncial, transnarrativa midiática, interações, game, advergame.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo é o resultado parcial de meus estudos de pós-doutorado, em desenvolvimento, no Progra-ma de pós-graduação do TIDD (Tecnologia da Inteligência e Design Digital), na PUC-SP, com o auxílio de bolsa da FAPESP.  A pesquisa foi desenvolvida durante o período em que estive como professora visitante na UPF – Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, sob a supervisão do Profº Dr. José Fer-nandez Cávia. O artigo se propõe a analisar os game-advergames  Differences Little Red-Cap a partir da das novas formas de narrativas multissequênciais e transnarrativas que surgiram, principalmente, com o desenvolvimento desses dois novos meios de comunicação. O objetivo desse estudo é verificar como as narrativas estão se apresentando e sendo desenvolvida nos e para os  advergames-games e, como estes, através de suas características  narrativas multissequênciais e transnarrativas midiáticas podem apre-sentar novas formas de interação digital. Busca-se, portanto, observar de que maneira ocorre a interação entre os jogadores, que são ao mesmo tempo usuários e consumidores-alvos, e a empresa, criadora e patrocinadora do jogo, dentro dessa novas formas de narrativas multissequênciais  e transnarrativas midiáticas que se expandem através dos games e dos  advergames.



Resumo Inglês:

This article is the partial result of my ongoing post-doctoral studies in TIDD (Intelligence Technology and Digital Design Post-Graduation Program) at PUC-SP with the support of a FAPESP fellowship. The survey has been accomplished during the period when I stayed as a visiting Professor at UPF - Universitat Pompeu Fabra, Barcelona - under the supervision of Prof. Dr. José Fernández Cavia. This paper aims to analyze gamesadvergames Differences Little Red-Cap from new multisequential narratives and transnarratives that arose especially from the development of these two new media. The purpose of this study is to assess how narratives are being performed and developed in and for games and advergames, as well as how those ones - through their multisequential narratives and media transnarratives are able to present new forms of digital interactions. Therefore, we intend to observe how interaction takes place between players - who are both users and target consumers - and the company - the creator and sponsor of games – according to these new narrative ways that expand through games and advergames.



Resumo Espanhol:

Este artigo é o resultado parcial de meus estudos de pós-doutorado, em desenvolvimento, no Progra-ma de pós-graduação do TIDD (Tecnologia da Inteligência e Design Digital), na PUC-SP, com o auxílio de bolsa da FAPESP.  A pesquisa foi desenvolvida durante o período em que estive como professora visitante na UPF – Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, sob a supervisão do Profº Dr. José Fer-nandez Cávia. O artigo se propõe a analisar os game-advergames  Differences Little Red-Cap a partir da das novas formas de narrativas multissequênciais e transnarrativas que surgiram, principalmente, com o desenvolvimento desses dois novos meios de comunicação. O objetivo desse estudo é verificar como as narrativas estão se apresentando e sendo desenvolvida nos e para os  advergames-games e, como estes, através de suas características  narrativas multissequênciais e transnarrativas midiáticas podem apre-sentar novas formas de interação digital. Busca-se, portanto, observar de que maneira ocorre a interação entre os jogadores, que são ao mesmo tempo usuários e consumidores-alvos, e a empresa, criadora e patrocinadora do jogo, dentro dessa novas formas de narrativas multissequênciais  e transnarrativas midiáticas que se expandem através dos games e dos  advergames.