Narratividade: um modo de conhecer: interpretar o ser humano

Signo

Endereço:
Av. Independência, 2293
Santa Cruz do Sul / RS
Site: http://online.unisc.br/seer/index.php/signo
Telefone: (51) 3717-7322
ISSN: 19822014
Editor Chefe: NULL
Início Publicação: 31/12/1974
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

Narratividade: um modo de conhecer: interpretar o ser humano

Ano: 2012 | Volume: 37 | Número: 62
Autores: Carine Isabel Reis
Autor Correspondente: Carine Isabel Reis | [email protected]

Palavras-chave: Narrativa literária, interpretação, conhecimento

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem o objetivo de discutir a narratividade no âmbito literário,
uma vez que o processo interpretativo possibilitado pela leitura de narrativas,
potencializa a formação e o conhecimento da cultura humana. Durante a leitura
de uma narrativa ocorre um processo de identificação dos elementos reais, isto é,
a interpretação. Nessa perspectiva, Croce (1993) considera a arte uma forma de
conhecer, porque é constituída de questionamentos sobre o ser humano a partir
de uma visão artística que opera no âmbito da criação. Por ser uma atividade
estética, Gadamer (1983) explica que levar em consideração as “especulações
fantásticas” acerca do homem contribui para o entendimento da vida. Neste
sentido, a arte é a herança das investigações humanas, porque faz a mediação
entre concepções teóricas e o mundo cotidiano. Interpretar a criação é postar-se
diante de um fato que provoca e abre, no âmbito da possibilidade, a discussão e
ressignificação do viver social (LARROSA, 1999). A compreensão e a
interpretação dos sentidos envolvidos em uma história caracterizam a ação
cognitiva humana (TURNER, 1996). A narrativa, portanto, é uma atividade
essencial do ser humano.



Resumo Inglês:

This article aims to discuss the narrating in the literary context, because the
interpretive process made possible by the reading of narratives, enhances the
formation of human culture and knowledge. While reading a narrative occurs a
process to identify the real elements: the interpretation. From this perspective,
Croce (1993) considers the art a way to know, because it consists of questions
about the human being from an artistic vision that operates within the creation.
Because it is an aesthetic activity, Gadamer (1983) explains that take into account
the "fantastic speculation" about the man contributes to the understanding life. In
this sense, art is the heritage of human research, because it mediates between
theoretical concepts and the daily world. Interpreting the creation is to stand before
a fact that provokes and opens the possibility in the discussion and redefinition of
social life (LARROSA, 1999). The understanding and interpretation of the senses
involved in a story featuring the human cognitive action (TURNER, 1996). The
narrative, therefore, is an essential human activity.