Resumo Português:
As festas de Reinado ou Congado(a) são manifestações de caráter popular encontradas principalmente no estado de Minas Gerais, por todo seu interior e partes fronteiriças de estados vizinhos, como sul de Goiás, Espírito Santo e São Paulo. Inserido no chamado Catolicismo Popular, o Congado festeja Nossa Senhora do Rosário que, segundo a narrativa mítica, intercede pelos negros nos tempos do cativeiro, junto a santos católicos negros como São Benedito, Santa Efigênia, e outros. Além disso, a festa conta com alguns traços indígenas, como as guardas de Penacho ou Caboclos e, sobretudo, carrega elementos da cultura afro como a própria dança, turbantes, tambores, gungas, patangomes e outros instrumentos, revelando-se através de uma fusão de diversos elementos culturais. O referido ensaio, realizado em 2016 ilustra a Comunidade Quilombola “Carrapatos de Tabatinga”, localizada na cidade de Bom Despacho, no centro-oeste de Minas Gerais. A comunidade é um quilombo urbano e se destaca pela militância nas causas quilombolas, com atuações políticas na Federação das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais. A guarda da comunidade é chamada de “Moçambique São Benedito”, e tem como capitã Dona Sebastiana, também chamada de “Mãe Tiana”, a matriarca da comunidade que traz o título de primeira capitã de Moçambique do estado. Uma vitória de décadas que reforça ainda mais a luta da mulher negra quilombola em um Brasil ainda marcado por desigualdades sociais, raciais e de gênero. A espiritualidade e a luta política para os comunitários são indissociáveis, trazendo nas contas do Rosário a fé e a resistência quilombola.
Resumo Inglês:
The Reinado or Congado parties (a) are manifestations of a popular character found mainly in the state of Minas Gerais, throughout its interior and border parts of neighboring states, such as southern Goiás, Espírito Santo and São Paulo. Inserted in the so-called Popular Catholicism, the Congado celebrates Nossa Senhora do Rosário, which, according to the mythical narrative, intercedes for blacks during captivity, together with black Catholic saints such as São Benedito, Santa Efigênia, and others. In addition, the party has some indigenous traits, such as the guards of Penacho or Caboclos and, above all, carries elements of Afro culture such as dance itself, turbans, drums, gungas, patangomes and other instruments, revealing itself through a fusion of diverse cultural elements. This essay, carried out in 2016, illustrates the Quilombola Community “Carrapatos de Tabatinga”, located in the city of Bom Despacho, in the central-west of Minas Gerais. The community is an urban quilombo and stands out for its militancy in quilombola causes, with political activities in the Federation of Quilombola Communities of Minas Gerais. The community guard is called “Mozambique São Benedito”, and has captain Dona Sebastiana, also called “Mãe Tiana”, the matriarch of the community that bears the title of Mozambique's first captain in the state. A decades-long victory that further reinforces the struggle of black quilombola women in a Brazil still marked by social, racial and gender inequalities. Spirituality and political struggle for community members are inseparable, bringing the quilombola faith and resistance to the Rosary accounts.
Resumo Espanhol:
Los partidos Reinado o Congado (a) son manifestaciones de un carácter popular que se encuentra principalmente en el estado de Minas Gerais, en todo su interior y partes fronterizas de los estados vecinos, como el sur de Goiás, Espírito Santo y São Paulo. Insertado en el llamado catolicismo popular, el Congado celebra Nossa Senhora do Rosário, que, según la narrativa mítica, intercede por los negros durante el cautiverio, junto con santos católicos negros como São Benedito, Santa Efigênia y otros. Además, la fiesta tiene algunos rasgos indígenas, como los guardias de Peñacho o Caboclos y, sobre todo, lleva elementos de la cultura afro como la danza, turbantes, tambores, gungas, patangomes y otros instrumentos, que se revelan a través de una fusión. de diversos elementos culturales. Este ensayo, realizado en 2016, ilustra la Comunidad de Quilombola "Carrapatos de Tabatinga", ubicada en la ciudad de Bom Despacho, en el centro-oeste de Minas Gerais. La comunidad es un quilombo urbano y destaca por su militancia en las causas quilombola, con actividades políticas en la Federación de Comunidades Quilombola de Minas Gerais. La guardia de la comunidad se llama "Mozambique São Benedito", y tiene a la capitana Dona Sebastiana, también llamada "Mãe Tiana", la matriarca de la comunidad que lleva el título de primer capitán del estado de Mozambique. Una victoria de décadas que refuerza aún más la lucha de las mujeres negras quilombolas en un Brasil todavía marcado por las desigualdades sociales, raciales y de género. La espiritualidad y la lucha política para los miembros de la comunidad son inseparables, trayendo la fe y la resistencia quilombola a las cuentas del Rosario.
Resumo Francês:
Les partis Reinado ou Congado (a) sont des manifestations d'un caractère populaire que l'on retrouve principalement dans l'État du Minas Gerais, dans tout son intérieur et dans les parties limitrophes des États voisins, tels que le sud de Goiás, Espírito Santo et São Paulo. Inséré dans le soi-disant catholicisme populaire, le Congado célèbre Nossa Senhora do Rosário, qui, selon le récit mythique, intercède pour les Noirs pendant la captivité, avec les saints catholiques noirs tels que São Benedito, Santa Efigênia et d'autres. De plus, la fête a certains traits indigènes, tels que les gardes de Penacho ou Caboclos et, surtout, porte des éléments de la culture afro tels que la danse elle-même, les turbans, les tambours, les gungas, les patangomes et d'autres instruments, se révélant à travers une fusion de divers éléments culturels. Cet essai, réalisé en 2016, illustre la communauté de Quilombola «Carrapatos de Tabatinga», située dans la ville de Bom Despacho, dans le centre-ouest du Minas Gerais. La communauté est un quilombo urbain et se distingue par son militantisme dans les causes de la quilombola, avec des activités politiques dans la Fédération des communautés de Quilombola du Minas Gerais. Le gardien de la communauté s'appelle «Mozambique São Benedito» et a le capitaine Dona Sebastiana, également appelé «Mãe Tiana», la matriarche de la communauté qui porte le titre de premier capitaine de l'État du Mozambique. Une victoire de plusieurs décennies qui renforce encore la lutte des femmes noires de quilombola dans un Brésil toujours marqué par des inégalités sociales, raciales et de genre. La spiritualité et la lutte politique pour les membres de la communauté sont inséparables, apportant dans les récits du Rosaire la foi et la résistance quilombola.