O presente artigo busca questionar a permanência de uma epistemologia extrínseca nos argumentos que têm constituído o pensamento político da chamada América Latina e acabam por naturalizar uma suposta superioridade do saber ocidental sobre os demais. Partimos de uma breve análise de leituras a respeito de A Tempestade, de William Shakespeare, e propomos o deslocamento do eixo analítico para as entranhas do continente por meio de Caranguejo Overdrive, peça da carioca Aquela Cia. de Teatro. Reivindicamos, assim, a presença do corpo e de suas políticas na argumentação sobre a porção centro-sul da América.
The present work intends to question the permanence of an extrinsic epistemology in the arguments that have constituted the political thought of the so-called Latin America and end up naturalizing a supposed superiority of Western knowledge over the others. We begin with a brief analysis of the William Shakespeare’s The Tempest, and propose the displacement of the analytical axis into the bowels of the continent by examining Caranguejo Overdrive, a play by Aquela Cia. de Teatro, from Rio de Janeiro. We thus claim the presence of the body and its policies in the argumentation concerning the center-south portion of America