Nas Entrelinhas da História: representações sobre mulheres no romance de Francisco Galvão

Das Amazônias

Endereço:
Rodovia BR-364 - Distrito Industrial
Rio Branco / AC
69920-900
Site: https://periodicos.ufac.br/index.php/amazonicas/index
Telefone: (68) 9208-5377
ISSN: 2674-5968
Editor Chefe: Nedy Bianca Medeiros de Albuquerque
Início Publicação: 31/12/2018
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas

Nas Entrelinhas da História: representações sobre mulheres no romance de Francisco Galvão

Ano: 2021 | Volume: 4 | Número: 1
Autores: N. B. Monteiro
Autor Correspondente: N. B. Monteiro | [email protected]

Palavras-chave: História, Literatura, Representação sobre mulheres

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo discute a representação feminina no romance socialTerra de ninguém, do escritor Francisco Galvão. Justificamos a escolha do romance por elucidar a temática de gênero no cenário amazônico, principalmente nos seringais do Amazonas, espaço majoritariamente ocupado por homens. Como fundamentação teórica, nos apoiaremos em Rago (1997), Chartier (1990) e Cândido (2006). Como método de pesquisa, seletamos as evidências de representação das mulheres, incluindo posição, comportamento e cotidiano. Interpretamos as informações para compreender as personagens, assim como os possíveisdiálogos entre história e literatura. Verificamos que, as manifestações femininas na obra Terra de ninguémocorreram de forma relevante, principalmente por demonstrar como as mulheres viviam e sobreviviam em seringais, e como elas se conduziam de acordo com os episódios vivenciados, cooperando assim, com os estudos das mulheres na Amazônia, que por muito tempo estiveram às margens da história.



Resumo Inglês:

This article discusses the female representation in the social novel “Terra de nobody”, by the writer Francisco Galvão. We justify the choice of the novel by elucidating the gender theme in the Amazonian scenario, especially in the rubber plantations of Amazonas, a space mostly occupied by men. As a theoretical basis, we will rely on Rago (1997), Chartier (1990) and Cândido (2006). As a research method, we selected the evidence of female representation, including position, behavior and daily life. We interpret the information to understand the feminine, as well as the possible dialogues between history and literature. We found that the female manifestations in the work Terra de Nobody occurred in a relevant way, mainly by demonstrating how women lived and survived in rubber plantations, and how they conducted themselves according to the episodes experienced, thus cooperating with the studies of women in the Amazon, that for a long time are on the margins of history.