Este trabalho objetiva relatar a criação e atuação do Núcleo de Agroecologia Pampa sem Fronteiras – NAPAMPA – na região do Pampa Gaúcho (Extremo Sul do Brasil) demonstrando as dificuldades enfrentadas, os temas abordados, e a metodologia aplicada para o alcance de um maior conhecimento sobre o tema. O NAPAMPA é uma entidade sem fins lucrativos vinculada à Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul), localizada em Santana do Livramento, à 493 km da Capital do Estado. Para a elaboração dessa narrativa, agruparam-se as memórias e descrições de alguns dos componentes do núcleo, bem como levantamento dos projetos e atividades em andamento atualmente. Observou-se a importância da entidade para o desenvolvimento rural regional, e que as atividades realizadas pelo mesmo têm-se mostrado extramente relevantes no que tange ao fortalecimento e propagação de métodos de manejo consciente dos recursos naturais. Concluiu-se com este trabalho que o NAPAMPA é ator fundamental no cenário rural do municÃpio, fortalecendo produtores, através de projetos de fomento e apoio técnico; graduandos, posto que é uma via de contato direto com a realidade enfrentada na região e um banco de oportunidades para o aprofundamento de um olhar crÃtico sobre os atuais métodos de produção; e para a comunidade em geral, já que as ações de conscientização elaboradas pelo núcleo objetivam atingir todas as áreas da sociedade.
This study reports the creation and operation of the Center for Agroecology Pampa Without Borders - NAPAMPA – in the Pampa region (extreme south of Brazil) demonstrated the difficulties faced, the themes, and the methodology used to achieve a greater knowledge on the subject. The NAPAMPA is a nonprofit, linked with State University of Rio Grande do Sul UERGS, located in Santana do Livramento (about 493 km from Porto Alegre the state capital).
For the preparation of this narrative, we gathered up the memories, descriptions of core components, as well
as, survey on projects and activities that are currently happen. We noted the importance of the organization
to regional agroecological development, and that the activities currently conducted are extremely important
to strengthening and to spread the conscious natural resource management methods. The conclusion of
this study was that the NAPAMPA is one of the key players in the rural setting of the city of Santana do
Livramento, enabling them to: i) The strengthening of rural producers through development projects
and technical support; ii) It is necessary that students from University face with local reality since it is a real contact with the producer and the difficulties in the region. Thus, the actions developed by NAPAMPA
had stimulated a critical look and a deep discussion about which development models can be realistic for
the region, since the awareness actions developed by the core aim to reach many areas of society