A NATUREZA DA FOTOGRAFIA: POR UMA ONTOLOGIA DA IMAGEM FOTOGRÁFICA

Revista Discurso & imagem Visual em Educação

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ISSN: 2526-0839
Editor Chefe: Erenildo João Carlos
Início Publicação: 11/05/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes

A NATUREZA DA FOTOGRAFIA: POR UMA ONTOLOGIA DA IMAGEM FOTOGRÁFICA

Ano: 2017 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: Agda Patrícia Pontes de Aquino
Autor Correspondente: AQUINO, Agda Patrícia Pontes de | [email protected]

Palavras-chave: Fotografia. Ontologia. Domínio.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Falar em ontologia da imagem fotográfica é tentar identificar algo que possa ser reconhecido como a essência desse tipo de imagem visual. No campo de estudos da fotografia, vários autores se debruçaram sobre esse tema, com a finalidade de entender qual seria sua natureza.  Porém há aqueles que acreditam que buscar um elemento substancial e comum a todas as fotografias seria limitado para compreender sua diversidade e complexidade. Outra visão possível, adotada por este trabalho, é a de que, ao identificar as características essenciais da imagem fotográfica, também é possível fortalecê-la como um domínio, capaz de colaborar com suas reivindicações como campo autônomo. Mas hoje também é necessário entender o que é essa natureza da fotografia, tendo em vista o papel que a imagem fotográfica ocupa na sociedade contemporânea. Neste trabalho, revisitamos conceitos para identificar uma ontologia fotográfica que funcione para além de domínios como a Arte, a História, a Filosofia e a Semiótica.



Resumo Inglês:

Talk about photographic image ontology is to try identify somethign that can be recognized as the essence of this type of visual image. In photography studies, several authors have studied this theme in order to reach the understanding of what their nature would be. But there are also those who believe that pursuing a substantial and common element to all photographs would be limited to an understanding of their diversity and complexity. Another possible view, adopted by this work, is that in identifying the essential characteristics of the photographic image, it is also possible to strengthen it as a domain capable of collaborating with its claims as an autonomous study area. But today it is also necessary to update the understanding of what this nature of photography would be, given the role that the photographic image occupies in contemporary society. In this work, we revise concepts to identify a photographic ontology that works beyond domains such as art, history, philosophy and semiotics.