Natureza social e apreciação musical: considerações

REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental

Endereço:
Av. Itália, s/n, Km 08 Campus Carreiros - Carreiros
Rio Grande / RS
96201-900
Site: http://www.seer.furg.br
Telefone: (53) 32364-0888
ISSN: 15171256
Editor Chefe: Vilmar Alves Pereira
Início Publicação: 01/07/2014
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

Natureza social e apreciação musical: considerações

Ano: 2008 | Volume: 20 | Número: 2
Autores: Thaís Oliveira Nabaes
Autor Correspondente: Thaís Oliveira Nabaes | [email protected]

Palavras-chave: Abordagem sócio-histórica, manifestações musicais, indústria cultural, socio-historical perspective, musical expressions, cultural industry

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O debate sobre apreciação musical na sociedade hodierna nos exige reflexões mais complexas, que extrapolam preferências ocasionais, ou o chamado “gosto”. Ao considerar o diálogo musical um signo – e uma das diversas formas de exteriorização da subjetividade humana –, o aporte teórico de Vygotsky e seus colaboradores nos auxiliam na compreensão dos processos de constituição da natureza social do sujeito. Vygotsky aponta para a existência de um sujeito interativo e semiótico, com a ação recíproca entre sujeito/ objetos/ outros sujeitos ocorrendo através do uso de instrumentos simbólicos – os signos. Os pressupostos da abordagem sócio-histórica lançam luz às relações entre o visível e o invisível: o universo intrapsicológico do sujeito se constrói a partir de mediações. Também relacionado a esta temática, o filósofo alemão Theodor Adorno já fazia, no século passado, questionamentos a respeito dos impactos do modo de produção capitalista nos padrões do sentir. Daí adveio o conceito de Indústria Cultural, numa clara associação entre os bens culturais e a produção em massa de bens de consumo. Este texto propõe reflexões a respeito da Música como signo e manifestação cultural, em especial no espaço escolar, onde mediações qualificadas devem contribuir para a formação e aprimoramento das funções psicológicas superiores. 



Resumo Inglês:

The discussion about musical appreciation in present society demands us more complex reflections which overstep occasional preferences, usually called “taste”. Considering the musical dialog as a sign (and one of several forms that could express the human subjectivity), Vygotsky and his collaborators help us to understand the constitution of our social nature. Vygotsky points to the existence of an interactive and semiotic subject. In other words, the reciprocal action among subject / objects / other subjects are made through the use of symbolical instruments – the signs. The socio-historical perspective mentions the correspondence between visible and invisible things: the intrapsychological universe of the subject is built from mediations. Last century, the German philosopher Theodor Adorno wrote about the impact of the capitalist way of life in standards of feeling. From there, the concept of Cultural Industry resulted in a clear association among the cultural goods and the mass production of consumer goods. This text proposes reflections about the Music as a sign and cultural expression, especially at school, wher e qualified mediations must contribute to improve the superior psychological functions.