As pesquisas com línguas de sinais indígenas têm crescido significativamente no Brasil nos últimos anos, demonstrando a urgência de um olhar científico reflexivo e sistematizado para essas pessoas e para a valorização de suas línguas. Nesse contexto, essa pesquisa tem como objetivo analisar a constituição dos sinais emergentes de surdos indígenas do povo Omágua-Kambeba do município de São Paulo de Olivença, localizado na Mesorregião do Alto Solimões, no estado do Amazonas, bem como o impacto desses sinais nas práticas discursivas e sociais. Para isso serão utilizados estudos de teóricos da Análise de Discurso Crítica (adc) como Fairclough (2004, 2016); Ferraz (2015); Magalhães, Martins e Resende (2017). Também pesquisadores de línguas de sinais como Cuxac (1997), Quadros e Karnopp (2004); Fusellier-Souza (2003) entre outros. O referencial teórico-analítico é baseado na adc. Percebe-se que esses itens lexicais são constituídos por um sistema linguístico organizado, também se revelam como práticas que influenciam diretamente nas atividades sociais desses surdos dentro das comunidades.
Research on indigenous sign languages has grown significantly in Brazil in recent years, demonstrating the urgency of a reflexive and systematized scientific look at these people and for valuing their languages. In this context, this research aims to analyze the constitution of emerging signs of indigenous deaf people from the Omágua-Kambeba people of the municipality of São Paulo de Olivença, located in the Alto Solimões Mesoregion, in the Amazonas State, as well as the impact of these signs on practices discursive and social. For this, studies by Critical Discourse Analysis (ADC) theorists such as Fairclough (2004, 2016); Ferraz (2015), Magalhães, Martins and Resende (2017) will be used. Also sign language researchers such as Cuxac (1997); Quadros and Karnopp (2004); Fusellier-Souza (2003) among others. The theoretical-analytical framework is based on the ADC. It is noticed that these lexical items are constituted by an organized linguistic system, they also reveal themselves as practices that directly influence the social activities of these deaf people within communities.