NEM EVA NEM SANTA, APENAS MARIA – SILÊNCIOS EM OLHOS D’ÁGUA, DE CONCEIÇÃO EVARISTO

UniLetras

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ISSN: 1983-3431
Editor Chefe: Marly Catarina Soares, Márcia Cristina do Carmo
Início Publicação: 30/04/1979
Periodicidade: Semestral

NEM EVA NEM SANTA, APENAS MARIA – SILÊNCIOS EM OLHOS D’ÁGUA, DE CONCEIÇÃO EVARISTO

Ano: 2021 | Volume: 43 | Número: Não se aplica
Autores: Rosângela Aparecida Cardoso da Cruz, Solange Gil de Azevedo
Autor Correspondente: Rosângela Aparecida Cardoso da Cruz | [email protected]

Palavras-chave: Conceição Evaristo, Maria, silêncios.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho busca se debruçar sobre o conto Maria, que se encontra veiculado na coletânea de Olhos d’Água (2017), obra de autoria da escritora Conceição Evaristo. O objetivo é o de apreciar a narrativa sob os véus da poética do silêncio, em suas instâncias positivas e negativas, mais especificamente alicerçando-a sob as reflexões de Federico Michele Scciaca (1968), Eni Orlandi (2007), Luzia B. Tofalini (2013, 2018, 2020) entre outros estudiosos do silêncio, buscando sondar as múltiplas produções de sentidos que se erguem do referido conto e se abrigam nas cinesias abismais do silêncio, parte inerente de todo e qualquer fazer artístico literário.



Resumo Inglês:

This work seeks to focus on the short story Maria, which is published in the collection of Olhos d’Água (2017), a work by the writer Conceição Evaristo. The objective is to appreciate the narrative under the veils of the poetics of silence, in its positive and negative instances, more specifically grounding it under the reflections of Federico Michele Scciaca (1968), Eni Orlandi (2007), Luzia B. Tofalini (2013, 2018, 2020) among other scholars of silence, seeking to probe the multiple production of meanings that arise from the aforementioned tale and take shelter in the abysmal kinesias of silence, an inherent part of any literary artistic work.