Nem fato nem ficção: narrativa e imaginários em jogos digitais documentais

Revista Culturas Midiáticas

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ISSN: 1983-5930
Editor Chefe: Dra. Isabella Chianca Bessa Ribeiro do Valle
Início Publicação: 12/08/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciência da informação, Área de Estudo: Comunicação, Área de Estudo: Artes

Nem fato nem ficção: narrativa e imaginários em jogos digitais documentais

Ano: 2016 | Volume: 9 | Número: 1
Autores: Amaral, Diego Granja, Covaleski, Rogério Luiz
Autor Correspondente: Diego Granja Amaral | [email protected]

Palavras-chave: Docugames. Narrativa. Hermenêutica. Imaginário.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo propõe discutir os jogos documentais enquanto mediadores culturais. Como o intuito de propor uma reflexão sobre a construção de sentido em jogos para alémda retórica, sugerimos aplicar um olhar sobre a questão do imaginário na construção narrativa dos jogos documentais. Assim, pretendemosresponder à seguinte questão: de que forma dos jogos documentais contribuem para compreensão da cultura? Aqui, argumentamos que os jogos documentais são capazes de contribuir para a ampliação da compreensão de questões culturais e históricas diversasatravés do diálogo entre imaginários. Isto porque esses objetos demandam do jogador comprometimento na configuração de narrativas históricasque tensionam imaginários simbólicos do jogador com a narrativa do jogo. A fim de destrinchar esta questão, propomos aliar considerações sobre dois jogos documentais com uma articulação teórica entre os estudos da hermenêutica, a partir de Gadamer, o conceito de tripla mimese em Ricœur e deimaginário, sobretudoem Durant.



Resumo Inglês:

The present paperbuildsan argument towards an analysis ofdocumentary gamesas cultural mediators. Establishing as a referential point the relation between the concepts of imaginary and narrative. In doing so, it aims to clarifythe following question: in which ways do the documentary games, by dramatizing real issues, contribute to the comprehension of culture? Its argument is that documentary games are powerful devices when it comes to cultural understanding. This hypothesis is based on the idea of commitment of the player with historical narratives. This proposal, then, is shapedon the basis of a dialogue among Ricouer ́s triple mimesis, the notion of hermeneutic proposed by Gadamer and the concept of imaginary, mostly on Durant.