Nesta pesquisa, propomos apresentar as estratégias discursivas empregadas pelo grupo de cantores e compositores cearenses intitulado “Pessoal do Ceará” para investir na topografia discursiva regional e definir uma identificação com o lugar de origem. Para isso, tomamos por base teórica Maingueneau (1997, 2001, 2004, 2005) e Costa (2001). O “Pessoal do Ceará” caracteriza-se pelo processo de investimento circular na categoria topografia e por construir o Ceará/Nordeste quase sempre pelo prisma dos múltiplos espaços, instituindo uma identificação com um lugar constitutivamente plural, que supera as já conhecidas metonímias criadas, respectivamente, pelas práticas discursivas da Literatura e da Propaganda Turística, como tomar o sertão ou o litoral pelo Nordeste
In this research, we propose to present the discursive strategies employed by the group of singers and composers from Ceará well-known as “Pessoal do Ceará”, in order to invest in the regional discursive topography and to define an identification with the birthplace. The “Pessoal do Ceará” is characterized by circular investment process within the topography category and by building the Ceará/Northeast almost always from the standpoint of the multiple spaces, instituing an identification with a constitutively plural place, which surpasses the wellknown metonymies created respectively by means of the discursive practices of Literature and Tourism Marketing, as for example taking the backlands or the seacoast for the Northeast.