Nenhum a menos: tramas entre o cinema, a educação e o currículo

Momento

Endereço:
Av. Itália, s/n, Km 08 Campus Carreiros - Carreiros
Rio Grande / RS
96201-900
Site: https://periodicos.furg.br/momento/index
Telefone: (53) 9810-8442
ISSN: 2316-3100
Editor Chefe: Gabriela Medeiros Nogueira
Início Publicação: 30/07/1983
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Multidisciplinar

Nenhum a menos: tramas entre o cinema, a educação e o currículo

Ano: 2016 | Volume: 25 | Número: 1
Autores: Aristóteles Berino, Maria da Conceição Silva Soares
Autor Correspondente: Aristóteles Berino | [email protected]

Palavras-chave: narrativas cinematográficas, cotidianos das escolas, produção de sentidos, processos curriculares, film narratives. school quotidians, production od meanings, curricular processes

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Com esse ensaio, nos propomos a problematizar as noções de ensino e de educação, muitas vezes tomadas como indistintas nos textos de políticas públicas para a área, a partir de uma conversa com o filme Nenhum a menos, de Zhang Yimou, e considerando que a criação de currículos acontece nos cotidianos das escolas. Na trilha de pensamento que construímos para abordar a questão, analisamos processos curriculares apresentados no filme e defendemos que várias concepções, valores e apostas sobre o que é/deveria ser o ensino, a educação e o papel do professor circulam e embaralham-se tanto na narrativa cinematográfica como nos múltiplos contextos cotidianos das escolas que temos pesquisado. Mas do que lugar de consensos, os currículos praticados constituem espaçostempos de disputas, de negociações e de produção de sentidos e significados.



Resumo Inglês:

The aim of this essay is to problematize notions about teaching and Education - most of the times taken separately on texts about public policies on the area - from Zhang Yimou’s movie Not One Less, considering that the curriculum creation occurs on schools quotidians. Following the thoughts path we’ve built in order to approach the matter, we analyzed the curricular processes presented by the movie and defend different conceptions, values and ideas about what teaching, Education and the teacher’s role is/should be and get mixed up on the film as well as on the multiple quotidian school contexts we have researched. Much more than consensus, the curricula which are practiced constitute timespaces of disputes, negotiations and production of meanings and senses.