A Neo-commedia dell´arte ou “A Invenção de uma Tradição”: Carlo Boso e Leo de Berardinis, dois Capocomici Modernos

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ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

A Neo-commedia dell´arte ou “A Invenção de uma Tradição”: Carlo Boso e Leo de Berardinis, dois Capocomici Modernos

Ano: 2022 | Volume: 3 | Número: 45
Autores: Giulia Filacanapa, José Ronaldo Faleiro, Paulo Barlardim Borges, Douglas Kodi
Autor Correspondente: Giulia Filacanapa | [email protected]

Palavras-chave: Commedia dell’arte, arte do ator, Carlo Boso, Leo de Berardinis, encenação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo estuda a Commedia dell’arte no século XX como uma “Tradição inventada”, seguindo a perspectiva dos estudos de Hobsbawm (1983), podendo ser nomeada de Neo-Commedia dell’arte. Para isso são apresentados dois breves estudos de caso dos encenadores Carlo Boso e Leo de Berardinis, com base nas peças Il Falso Magnifico[O Falso Magnífico] eIl retorno di Scaramouche [A Volta de Scaramouche].



Resumo Inglês:

This article presents the Commedia dell’arte in the 20th century as an “Invented Tradition”, following the perspective of the studies by Hobsbawm (1983), and can be named Neo-Commedia dell’arte. For this, two brief case studies are presented, from the plays Il Falso Magnifico [The False Magnificent] (Carlo Boso) (and Il Return di Scaramouche [The Return of Scaramouche] (Leo de Berardinis).