Nested PCR using thick blood smears as source of Plasmodium DNA: an alternative to study archival blood films

Revista Pan-Amazônica de Saúde (RPAS)

Endereço:
Rodovia BR-316 km 7 - s/n - Levilândia
Ananindeua / PA
67030-000
Site: http://revista.iec.gov.br
Telefone: (91) 3214-2185
ISSN: 2176-6223
Editor Chefe: Isabella M. A. Mateus
Início Publicação: 02/01/2010
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Multidisciplinar

Nested PCR using thick blood smears as source of Plasmodium DNA: an alternative to study archival blood films

Ano: 2016 | Volume: 7 | Número: Especial
Autores: Giselle Maria Rachid Viana, Nathália Nogueira Chamma-Siqueira, Danielle Regina Lima Barbosa, Ediclei Lima do Carmo, José Mário Veloso Peres, José Maria de Souza Nascimento, Marinete Marins Póvoa
Autor Correspondente: Giselle Maria Rachid Viana | [email protected]

Palavras-chave: Malaria, Thick Blood Smears, Polymerase Chain Reaction, Diagnostic Techniques and Procedures

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O estudo teve como objetivo avaliar um protocolo de nested PCR, utilizando o teste de gota espessa corada por Giemsa (GTS) como fonte de DNA de Plasmodium. Um total de 138 amostras de GTS de pacientes de cinco municípios do Estado do Pará (Região Amazônica, Brasil) foi incluído neste estudo. Essas amostras foram classificadas em três grupos (grupo 1: 85 Plasmodium GTS positivos e negativos armazenados em uma caixa de plástico durante cinco anos; grupo 2: 28 Plasmodium GTS positivos e negativos armazenados na caixa de madeira durante 10 anos; e grupo 3: 25 Trypanosoma cruzi GTS negativos para Plasmodium armazenados em caixa de plástico durante um mês) e foram submetidas à extração de DNA com Chelex-100. Subsequentemente, as amostras de DNA extraídas foram quantificadas e sua integridade foi verificada pela eletroforese. O protocolo de nested PCR foi realizado para detectar resultados das espécies de Plasmodium. Os resultados do nested PCR foram comparados com os de microscopia e os parâmetros estatísticos foram calculados pelo teste de triagem. As amostras de DNA de todos os grupos obtiveram nível, quantidade e pureza aceitáveis, mas a avaliação da integridade mostrou 19 amostras degradadas do grupo 2. Pelo nested PCR, esse grupo mostrou baixa sensibilidade (29,63%) e precisão (32,14%), enquanto que as amostras do grupo 1 apresentaram 100% de sensibilidade e 97,65% de precisão. Os resultados desta pesquisa apontam que as amostras armazenadas até cinco anos podem ser úteis como fonte de DNA de Plasmodium para que o nested PCR identifique as espécies de Plasmodium, sendo uma alternativa importante para apoiar estudos retrospectivos.



Resumo Inglês:

O estudo teve como objetivo avaliar um protocolo de nested PCR, utilizando o teste de gota espessa corada por Giemsa (GTS) como fonte de DNA de Plasmodium. Um total de 138 amostras de GTS de pacientes de cinco municípios do Estado do Pará (Região Amazônica, Brasil) foi incluído neste estudo. Essas amostras foram classificadas em três grupos (grupo 1: 85 Plasmodium GTS positivos e negativos armazenados em uma caixa de plástico durante cinco anos; grupo 2: 28 Plasmodium GTS positivos e negativos armazenados na caixa de madeira durante 10 anos; e grupo 3: 25 Trypanosoma cruzi GTS negativos para Plasmodium armazenados em caixa de plástico durante um mês) e foram submetidas à extração de DNA com Chelex-100. Subsequentemente, as amostras de DNA extraídas foram quantificadas e sua integridade foi verificada pela eletroforese. O protocolo de nested PCR foi realizado para detectar resultados das espécies de Plasmodium. Os resultados do nested PCR foram comparados com os de microscopia e os parâmetros estatísticos foram calculados pelo teste de triagem. As amostras de DNA de todos os grupos obtiveram nível, quantidade e pureza aceitáveis, mas a avaliação da integridade mostrou 19 amostras degradadas do grupo 2. Pelo nested PCR, esse grupo mostrou baixa sensibilidade (29,63%) e precisão (32,14%), enquanto que as amostras do grupo 1 apresentaram 100% de sensibilidade e 97,65% de precisão. Os resultados desta pesquisa apontam que as amostras armazenadas até cinco anos podem ser úteis como fonte de DNA de Plasmodium para que o nested PCR identifique as espécies de Plasmodium, sendo uma alternativa importante para apoiar estudos retrospectivos.