A Netflix figura como uma das plataformas de vídeo sob demanda por assinatura de maior protagonismo no mundo. Diante dessa preeminência é ideal observar como a empresa interage, na perspectiva da midiatização, em especial, com os receptores de suas mensagens nas mídias sociais. Neste artigo, nosso objetivo é investigar como a Netflix expandiu sua relação com o público que interage com seus discursos numa ambiência midiatizada. Para isso, realiza-se uma análise sociossemiótica, ancorada na corrente veroniana, do canal da Netflix Brasil no WhatsApp durante o mês de abril de 2024. A escolha do WhatsApp se dá pela originalidade e por conta do alcance e da dispersão do aplicativo mensageiro no Brasil. Com a análise, foram tabuladas e analisadas 150 postagens e a análise sociossemiótica nos mostrou como resultado uma zona de contato regulada, mas o circuito comunicacional entre produção e recepção permanece ativo sob uma estratégia midiática, em que protocolos específicos de produção de discurso operam a circulação do conteúdo do catálogo da Netflix nas publicações analisadas, entrelaçando-se com traços do cotidiano. Os receptores podem apreender sentido por meio da leitura das interdiscursividades o que garante condições de reconhecimento para interação entre atores nas zonas de contato midiátic
Netflix stands out as one of the most prominent subscription-based video-on-demand platforms worldwide. Given this preeminence, it is important to observe how the company interacts, from the perspective of mediatization, particularly with the recipients of its messages on social media. In this article, our objective is to investigate how Netflix has expanded its relationship with the audience interacting with its discourses in a mediatized environment. To achieve this, a sociosemiotics analysis, grounded on Veron's approach, is conducted on the Netflix Brazil WhatsApp channel during April 2024. WhatsApp was chosen due to its originality, reach, and widespread use in Brazil. The analysis encompassed 150 posts, which were tabulated and examined. The sociosemiotic analysis revealed a regulated contact zone, while the communicational circuit between production and reception remains active within a media strategy, where specific discourse production protocols govern the circulation of Netflix's catalog content in the analyzed posts, intertwining with everyday elements. Receivers can derive meaning through the reading of interdiscursivities, ensuring recognition conditions for interaction among actors in these media contact zone