Esta entrevista, realizada durante o Festival do Conhecimento UFRJ 2021, aborda o histórico de criação do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Infância, Adolescência e Juventude (NIAJ), a partir de uma modificação do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas (NIPIAC), fundado em 1998, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A entrevista destaca a importância da proposta do NIAJ para a criação de um programa de pós-graduação interdisciplinar na área da infância, adolescência e juventude, uma iniciativa inédita no Brasil, liderada pela UFRJ, com a participação conjunta de outras universidades públicas do estado do Rio de Janeiro. Foram abordados os possíveis impactos na produção de conhecimento sobre infância, adolescência e juventude no Brasil e na América Latina, a partir da institucionalização do NIAJ como um espaço de interlocução interdisciplinar e inovador.
This interview, which took place during the Festival do Conhecimento UFRJ 2021, touches upon the history of the creation of Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Infância, Adolescência e Juventude (NIAJ), through a transformation of Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas (NIPIAC), founded in 1998 in Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brazil. The interview highlights the importance of NIAJ’s proposal for the creation of an interdisciplinary graduate program in the field of childhood, adolescence and youth, a novel iniciative in Brazil, led by UFRJ in a joint effort with other public universities in the state of Rio de Janeiro. The possible impacts on the production of knowledge about childhood, adolescence and youth in Brazil and Latin America were discussed, considering the institutionalization of NIAJ as a novel space for interdisciplinary dialogue.
Esta entrevista, realizada durante el Festival do Conhecimento UFRJ 2021, aborda la historia de la creación del Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Infância, Adolescência e Juventude (NIAJ), a partir de una modificación del Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas (NIPIAC), fundado en 1998, en la Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). La entrevista destaca la importancia de la propuesta del NIAJ para la creación de un programa de posgrado interdisciplinario en el área de la infancia, adolescencia y juventud, una iniciativa inédita en Brasil, liderada por la UFRJ, con la participación conjunta de otras universidades públicas del estado de Rio de Janeiro. Fueron abordados los posibles impactos en la producción de conocimiento sobre la infancia, adolescencia y juventud en Brasil y en Latinoamérica, a partir de la institucionalización del NIAJ como un espacio de interlocución interdisciplinario e innovador.