Neste estudo, discutiremos três artigos críticos e informativos sobre Nicanor Parra1 publicados no Chile em momentos que antecedem o êxito alcançado pelo escritor chileno, tendo como parâmetro o Prêmio Nacional de Literatura do Chile conquistado em 1969. Evidenciaremos os aspectos recepcionais registrados por leitores reais, que ao apoderarem-se do texto dão vida e ditam parte da história do projeto literário de Parra. Tais impressões críticas se situam entre a primeira e a segunda obra publicada de Nicanor Parra. Poderemos observar a mudança de horizontes que transitam nesta fortuna crítica selecionada, a partir dos conceitos da Teoria da Recepção encabeçada por Robert Jauss.
In this study we will discuss three critical and informative articles about Nicanor Parra published in Chile before the success reached by the Chilean writer, having as parameter the Chile’s National Literature Award, won in 1969. We will evidence the comprehensive aspects registered by real readers, that when appropriating the text will give life and dictate part of the story of Parra's literary project. Such critical impressions are placed between N. Parra’s first and second works published. We will observe the change of horizons that passes through this critical fortune selected from the concepts of the Reception Theory headed by Robert Jauss.