Ninguém faz samba porque prefere

Voz e Cena

Endereço:
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Prédio Multiuso I, Bloco A, sala A1 15/2. - Asa Norte
Brasília / DF
70910-900
Site: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/index
Telefone: (61) 3107-6134
ISSN: 2675-4584
Editor Chefe: César Lignelli
Início Publicação: 29/06/2020
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Ninguém faz samba porque prefere

Ano: 2022 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: Ana Julia Toledo Netto
Autor Correspondente: Ana Julia Toledo Netto | [email protected]

Palavras-chave: Música Popular. Religião afro-brasileira. Pontos cantados. Deculturação. Umbanda.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A proposta deste artigo é analisar as influências das religiões afro-brasileiras, em particular a Umbanda, dentro da expressão musical nacional, com destaque para o samba. Expressão musical que se formou a partir do processo de assimilação, adaptação e deculturação dos ritmos e instrumentos africanos em contato com a cultura branca européia.Procura-se levantar algumas questões acerca das apropriações que inúmeros compositores fizeram e fazem das divindades do panteão afro e dos pontos cantados -cantigas umbandistas -em suas composições musicais.



Resumo Inglês:

The purpose of this article is to analyze the influences of Afro-Brazilian religions, in particular Umbanda, within the national musical expression, with emphasis on samba. Musical expression that was formed from the process of assimilation, adaptation and deculturation of African rhythms and instruments in contact with white European culture. It seeks to raise some questions about the appropriations that numerous composers have made and make of the deities of the Afro pantheon and of the sung points -Umbanda songs -in their musical compositions.



Resumo Espanhol:

El objetivo de este artículo es analizar las influencias de las religiones afrobrasileñas, en particular la Umbanda, dentro de la expresión musical nacional, con énfasis en la samba. Expresión musical que se formó a partir del proceso de asimilación, adaptación y deculturación de ritmos e instrumentos africanos en contacto con la cultura blanca europea. Se busca plantear algunos interrogantes sobre las apropiaciones que numerosos compositores han hecho y hacen de las deidades del panteón afro y de los puntos cantados -canciones umbanda-en sus composiciones musicales