O artigo apresenta as noções de metafÃsica a partir dos textos do segundo perÃodo dos escritos nietzschianos. O objetivo central é analisar como Nietzsche implementa sua crÃtica à metafÃsica apontando-a como fruto de uma falsa interpretação daquilo que é propriamente humano. Assim dos usos da palavra metafÃsica que Nietzsche utiliza em suas obras ater-nos-emos ao sentido crÃtico onde a metafÃsica se caracteriza como hostilidade à sensibilidade, a valorização do suprassensÃvel, a crença no incondicionado e a anulação da interpretação que possibilita pensar a crença numa verdade pura e única. A problemática ocorre quando o homem se esquece de que a vida não é compatÃvel com o ultramundo inventado repleto de ideais. A consequência disso é um desgosto consigo mesmo e um sentimento de culpa levando o homem a querer outra vida e outro lugar concedendo valor ao além em detrimento de todo aquém. Para se contrapor a essa culpa Nietzsche propõe o inverso: se por um lado o homem se acha responsável e culpado, pois não se vê pelo viés da necessidade, o projeto de Nietzsche aponta para a Inocência do devir, mas que leva o homem a se desprender da culpa porque passa a olhar para si e para o mundo de forma mais “corretaâ€.
The article provides the concepts of metaphysics from the texts of the second period of Nietzschean writings. The central objective is to examine how Nietzsche implements his critique of metaphysics indicated as the result of a false interpretation of what is properly human. So of the uses of the word metaphysics that Nietzsche uses in his works we will stick to the a critical sense where metaphysics is characterized as hostility to sensitivity, appreciation of the supersensible, the belief in the unconditioned and the annulment of interpretation that enables think belief in a pure and only truth. The problem occurs when man forgets that life is not compatible with other world created replete of ideals. The consequence is a disgust with oneself and a sense of guilt leading man to want another life and another place appreciating the other world in detriment of this. To confront this guilt Nietzsche proposes the opposite: if on one hand the man is responsible and guilty, because he did not realize the need, the project Nietzsche points to the innocence of becoming, but it takes the man to detach the blame because going to look at yourself and the world in the most “correct†way.