O presente artigo quer ser um auxÃlio no sentido de entendermos os
conceitos “verdade†e “evangelho†no Novo Testamento, afim de que possamos
melhor trabalhar acadêmica e pastoralmente os mesmos, além de entrar
em diálogo com as culturas modernas como soube fazer a Igreja Nascente,
colocando-se na esteira do AT, bebendo das tradições Hebraica e Grega. O
mundo judaico-cristão realmente nos dá as raÃzes para que possamos melhor
trabalhar estes dois conceitos. A Igreja Nascente, a partir dos escritos do NT,
nos mostra como soube fazer a passagem do AT para o NT, num clima de
continuidade e descontinuidade, dialogando com a cultura grega reinante na
época. Percebe-se claramente a passagem da noção bÃblica-hebraica presente
no AT, dos termos “verdade†e “evangelhoâ€, para a sua noção bÃblica-grega
presente no NT. Ênfase especial damos ao NT, por ser aquele que, bebendo
da matriz antigo-testamentária, soube inculturar-se no mundo grego-romano,
assimilando a mensagem de Cristo e cristianizando o mundo de então justamente
com aquilo que, na visão paulina, é o fundamental, a saber, o anúncio
da “verdade do Evangelho†(Gl 2,5.14): Jesus Cristo, sem os condicionamentos
da lei mosaica, próprios do mundo judaico e não da fé cristã.
This article seeks to aid the understanding of the concepts “trueâ€
and “gospel†in the New Testament , so that we can better develop them
academically and pastorally, and enter into dialogue with modern cultures
as the Early Church knew how to do, putting itself in the wake of the OT,
based on the Hebrew and Greek traditions. The Judeo-Christian world
really gives us the roots so we can better develop these two concepts. The
Early Church, based on the writings from the NT, shows how it knew to
make the transition from the OT into the NT in a climate of continuity and
discontinuity, dialoguing with the Greek culture prevailing at the time. The
transition of the Hebrew-biblical notion of the terms “truth†and “gospel†in
the OT into its Greek-biblical notion in the OT can be clearly perceived. We
give special emphasis to the NT, once it knew how to incorporate itself into
the Greco-Roman world by looking into the matrix of the Old Testament,
which enabled the NT to assimilate the message of Christ and Christianize
the world of that time with what, in the Pauline view, is the fundamental,
namely the announcement of the “truth of the gospel†(Gl 2,5.14 ): Jesus
Christ , without the constraints of the Mosaic law, which belong to the Jewish
world and not to the Christian faith.