No princípio era poeira: cruzamentos da extensão e da pesquisa cênica em A Vida de Galileu, de Bertold Brecht

Em Extensão

Endereço:
Avenida João Naves de Ávila, 2121 - Reitoria - 1º andar - Santa Mônica
Uberlândia / MG
38408-144
Site: http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/index
Telefone: (34) 3239-4870
ISSN: 1982-7687
Editor Chefe: Regina Nascimento Silva
Início Publicação: 02/12/1998
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

No princípio era poeira: cruzamentos da extensão e da pesquisa cênica em A Vida de Galileu, de Bertold Brecht

Ano: 2018 | Volume: 17 | Número: 2
Autores: Luiz Humberto Martins Arantes
Autor Correspondente: Luiz Humberto Martins Arantes | [email protected]

Palavras-chave: Extensão universitária, Artes cênicas, Ciência

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo resulta de um processo de extensão/pesquisa, desenvolvido no curso de Teatro da na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e que, a partir dos estudos dos possíveis entrelaçamentos entre arte e ciência, propusemos investigações cênicas e apresentações teatrais da clássica peça A Vida de Galileu, do alemão Bertold Brecht. O processo/espetáculo agregou atores universitários e artistas egressos da comunidade. Esse encontro propiciou tencionar as fronteiras entre arte e ciência, permitindo compreender que a questão da inovação e da criatividade aproximam ambas. Principalmente, permitiu a convivência cênica dos participantes e a oportunidade de ir ao teatro, seja de jovens universitários seja dos moradores dos locais em que o espetáculo foi apresentado.



Resumo Inglês:

This article is a result of an extension process/research developed at the Theater Course of the Federal University of Uberlândia (UFU), in which, from the studies about the possible interweaving between art and science, we proposed theatrical investigations and theatrical presentations of the classic play Life of Galileo, by the German author Bertold Brecht. The process/performance brought together university actors and artists from the community. This meeting made possible to us to measure the boundaries between art and science, allowing us to understand that the matter of innovation and creativity brings them both much closer. Mainly, it allowed the scenic interaction of the participants and it created an opportunity to go to the theater, whether it was an oportunity for the university students or the community members from the places where the play was performed.