A NOMEAÇÃO DO SER NO PROCESSO NARRATIVO: UMA LEITURA DO CONTO “JOÃOBOI”, DE BERNARDO ÉLIS

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Editor Chefe: Kelcilene Grácia-Rodrigues
Início Publicação: 01/08/2005
Periodicidade: Trimestral

A NOMEAÇÃO DO SER NO PROCESSO NARRATIVO: UMA LEITURA DO CONTO “JOÃOBOI”, DE BERNARDO ÉLIS

Ano: 2014 | Volume: 10 | Número: 18
Autores: Nismária Alves David, Kênia Mara de Freitas Siqueira
Autor Correspondente: N. A. David, K. M. de F. Siqueira | [email protected]

Palavras-chave: onomástica, literatura, Bernardo Élis

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste trabalho, apresenta-se uma leitura do conto “Joãoboi”, publicado pelo escritor goiano Bernardo Élis (1915-1997) no livro Apenas um violão (1984), a fim de discutir as possibilidades de relação entre a onomástica e a literatura, a chamada onomástica literária, segundo Ionescu (1993). A partir da análise do enredo, dos antropônimos e dos topônimos, dá-se destaque ao nome da personagem Joãoboi e ao papel da contadora de história, Rosária. Considerando-se o poder mágico da nomeação do ser, conforme Cassirer (1992), objetiva-se revelar a importância dos nomes que revelam a visão de mundo das personagens e os aspectos socioculturais do sertão goiano. Os nomes próprios são significativos na história, comprovando a motivação cultural, sobretudo a criação onomástica Joãoboi que estabelece uma estreita ligação entre o nome e o ser que é construído no processo narrativo. Desse modo, dá-se atenção ao uso dos nomes feito pela literatura bernardiana e, assim, busca-se despertar o interesse de estudiosos acerca do tema.



Resumo Inglês:

This work presents a reading of the short story "Joãoboi" published by Brazilian writer Bernardo Elis (1915-1997) in the book Apenas um violão (1984) in order to discuss the possible relationship between onomastics and literature, according Ionescu (1993). From the analysis of the plot, the anthroponyms and the toponyms, this study emphasizes the name Joãoboi and the teller of story, Rosaria. Considering the magical power of nomination of being, in accordance with Cassirer (1992), this study presents the importance of names that reveal the world view of the characters and sociocultural aspects of backwoods. The proper names are significant in the plot, they prove the cultural motivation, especially the onomastics creation Joãoboi. This establishes a link between the name and the being in the narrative process. It accentuates the use of the names by Elis and it causes the interest of scholars on the subject.