A minissérie Hoje é dia de Maria (2005), assinada por Luiz Fernando
Carvalho, foi um dos primeiros grandes sucessos de público da Rede Globo, no
horário das 23h, na primeira década deste século. O presente estudo faz um
apanhado sobre a recepção da obra, pelo público e pela crÃtica, além de discutir
aspectos sobre sua criação, cuja origem é a literatura oral. O objetivo é apontar os
possÃveis elementos que tornaram uma temática essencialmente simples e, por
vezes, ingênua, tão atraente ao público adulto, que é quem tem acesso ao horário
em que o programa foi exibido. Para isso, analisamos a primeira cena do primeiro
episódio da minissérie, ao qual aplicamos alguns conceitos da semiótica
greimasiana, precedidos de estudos sobre a recepção nos meios de comunicação
de massa.
The miniseries Hojé é dia de Maria (2005), signed by Luiz Fernando
Carvalho, was one of the first big blockbusters of Rede Globo, at the time of 23h in
the first decade of this century. This study provides an overview on the reception
of that work by the public and the reviewers, as well as a discussion on the
aspects of the creation of that work, whose origin is oral literature. The aim is to
point out the possible elements that made an essentially simple theme, and
somewhat even naive, so attractive to the adult audience which is the one who
has access to the time the program has been aired. For that purpose, we analyze
the first scene of the first episode of the miniseries, to which we apply some
concepts of greimasian semiotics, which will be preceded by studies on the
reception by the mass media.