NOTAS SOBRE A FILOSOFIA CONCRETA DO INÍCIO DO SÉCULO XX

Philósophos

Endereço:
Caixa Postal 131
GOIANIA / GO
0
Site: http://www.revistas.ufg.br/index.php/philosophos
Telefone: (62) 3521-1164
ISSN: 19822928
Editor Chefe: Araceli Velloso
Início Publicação: 30/06/1996
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia

NOTAS SOBRE A FILOSOFIA CONCRETA DO INÍCIO DO SÉCULO XX

Ano: 2012 | Volume: 17 | Número: 1
Autores: Leandro Neves Cardim
Autor Correspondente: Leandro Neves Cardim | [email protected]

Palavras-chave: espírito; concreto; universal; particular.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Trata-se, para nós, de nos situar junto à filosofia de Merleau-Ponty para fazer surgir, em contraste com o comportamento teórico denominado por ele de “pequeno racionalismo” do início do século XX, a noção de concreto, a qual mistura em si mesma o fato e a essência, a particularidade e a universalidade. Inicialmente, lembraremos o modo como o filósofo comenta esta postura teórica que reduz tudo o que se pode dizer sobre o mundo àquilo que diz a ciência. Em seguida, insistiremos, mesmo que muito rapidamente, no fato de que tal posição teórica não está distante de uma posição política demasiadamente otimista que não se dá conta do mundo em que ela mesma se manifesta. Segundo Merleau-Ponty, para compreendermos as relações entre o sentido e o não-sentido é preciso formar uma nova ideia de razão: não uma razão que opera agenciando conceitos sobre um fundo de racionalidade inquestionável, mas uma razão que abarca suas origens. O esboço destas ideias servirá de pano de fundo para estas notas que giram em torno da noção de concreto na filosofia do início do século XX.



Resumo Inglês:

We shall place ourselves beside Merleau-Ponty’s philosophy to
shed light on the notion of concrete, which brings in it the fact and the essence,
the particle and the universal, in doing so we shall be opposed to the
theoretical attitude, named by Merleau-Ponty “small rationalism”, of the early
twentieth century. Firstly, we shall remember how the philosopher characterizes
the theoretical attitude that reduces everything that can be said about
the world to the scientific. After, we shall briefly insist upon the fact that this
theoretical attitude is not far from a highly naïf political attitude which is
unaware of the world it belongs to. According to Merleau-Ponty, in order to
understanding the rapports between the sense and the non-sense it is necessary
a new conception of reason: not a reason which operates by concepts on
the background of an unquestionable rationality, but a reason that considers
its origins.