Olhando para o recente movimento que tem lutado por representatividade nas artes nos últimos anos, o artigo propõe algumas reflexões acerca das implicações éticas, estéticas, políticas e sociais que atravessam a representação de grupos sociais minoritários no teatro contemporâneo. A partir da construção de uma compreensão do conceito de representatividade dentro do campo das artes cênicas e de uma análise de alguns dos seus modos de operação dentro e fora da cena, objetiva-se, também, apresentar e levantar propostas de enfrentamento para artistas que desejam criar sob uma perspectiva representativa, plural e emancipatória.
Considering the emerging of a new movement that advocates for self-representation in the arts, this article brings some reflections on the ethical, aesthetic, political and social implications that permeate the representation of minority social groups in contemporary theater. Starting from the construction of an understanding of the concept of representativeness within the Brazilian performing arts field and an analysis of some ways it can operate in and out of theater, the article also presents proposals for artists who aim to create under a representative, plural and emancipatory perspective.
Teniendo en cuenta el reciente movimiento que lucha por la representatividad en las artes en los últimos años, este artículo propone algunas reflexiones sobre las implicaciones éticas, estéticas, políticas y sociales que impregnan la representación de los grupos sociales minoritarios en el teatro contemporáneo. A partir de la construcción de una comprensión del concepto de representatividad dentro del campo de las artes escénicas y de un análisis de algunos de sus modos de operación dentro y fuera de la escena, el objetivo es también presentar y plantear propuestas de confrontación para los artistas que deseen crear bajo una perspectiva representativa, plural y emancipadora.