Notas sobre a peça Acima de tudo: sociologia e filosofia como bases para a criação teatral

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ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Notas sobre a peça Acima de tudo: sociologia e filosofia como bases para a criação teatral

Ano: 2020 | Volume: 3 | Número: 39
Autores: Ernesto Gomes Valença
Autor Correspondente: Ernesto Gomes Valença | [email protected]

Palavras-chave: Teatro antifascista, teatro político, dramaturgia, teatro e sociologia, teatro e filosofia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo descreve a metodologia utilizada para a criação da peça Acima de tudo – Teatro antifascista, enfatizando o modo como a dramaturgia e a encenação articularam as bases teóricas estudadas. O neofascismo foi abordado a partir de fontes filosóficas e sociológicas que permitiram estabelecer paralelos entre o período da Alemanha nazista e o Brasil atual, sendo o mais evidente a mobilização, para ideias totalitárias, do sentimento da solidão em meio à multidão. O celular foi tomado como símbolo dessa solidão massificada hiper conectada que gerou o fascismo no Brasil e empregado na encenação tanto como objeto de cena quanto como inspiração para todo o espetáculo.



Resumo Inglês:

The article describes the methodology used to create the play Acima de tudo - anti-fascist theater, emphasizing the way in which dramaturgy and staging articulated the theoretical bases studied. Neofascism was approached from philosophical and sociological sources that made it possible to establish parallels between the period of Nazi Germany and Brazil today, the most evident being the mobilization, for totalitarian ideas, of the feeling of loneliness among the crowd. The cell phone was taken as a symbol of this massively hyperconnected loneliness that generated fascism in Brazil and used in the staging both as an object of the scene and as inspiration for the entire spectacle.



Resumo Espanhol:

El artículo describe la metodología empleada para la creación de la obra Acima de tudo - Teatro antifascista, destacando la forma en que la dramaturgia y la puesta en escena articulan las bases teóricas estudiadas. El neofascismo fue abordado desde fuentes filosóficas y sociológicas que permitieron establecer paralelismos entre el período de la Alemania nazi y el Brasil actual, siendo el más evidente la movilización, por ideas totalitarias, del sentimiento de soledad en la multitud. El teléfono celular fue tomado como símbolo de esta soledad masivamente hiperconectada que generó el fascismo en Brasil y fue utilizado en la puesta en escena como objeto de la escena y como inspiración para todo el espectáculo.