O objetivo deste trabalho não é advogar sobre a pirataria sob um ponto de vista ético. Embora se reconheça a relevância deste debate, nossa análise se focará nas questões cognitivas e de produção de subjetividade ligadas à s práticas piratas da cultura gamer. Defende-se que as subjetividades envolvidas na pirataria de games põem em movimento redes de sociabilidade, processos de autoformação e tutoria, manipulação de dispositivos técnicos complexos, além do estÃmulo a produção criativa e livre. O relato desta investigação em andamento se debruça sobre comunidades virtuais do site de relacionamento Orkut e sua comunidade Brazukas.
The objective of this study is not to advocate on behalf of piracy in an ethical point of view. Although we recognize the relevance of this debate, our analysis will focus on the cognitive bias and the production of subjectivity linked to the pirate practices in Gamer Culture. We argue that the subjectivities involved in commercial game’s piracy put in motion sociability networks, self-taught and tutorship processes, manipulation of complex technical devices, in addition to the stimulus to creative and free production. This report of an ongoing investigation studies virtual communities inside the social network Orkut and its Brazukas group.