Buscamos compreender neste artigo os efeitos de sentido construídos em duas metáforas visuais presentes em dois foto livros do artista Miguel Rio Branco. A primeira obra se apresenta como uma associação de duas imagens (um díptico), enquanto a segunda obra a ser analisada é uma imagem única. O referencial teórico utilizado busca auxiliar a investigação dessas duas obras enquanto metáforas visuais e é composto pelos estudos semióticos, a pesquisa sobre retórica visual do Groupe µ (1994) e pelas considerações do filósofo da arte Richard Wollheim (2002) sobre a metáfora pictórica. Desse modo, percorremos um caminho no qual as duas obras analisadas indicam dois modos diversos de produção de metáforas visuais e exploramos os efeitos de sentido construídos em cada uma delas.
In this article, we seek to understand the sense effects built on two visual metaphors present in two photobooks of the artist Miguel Rio Branco. The first work presents itself as an association of two images (a diptych), whereas the second work to be analyzed is a unique image. The applied theoretical reference seeks to help the investigation of these two works as visual metaphors and is composed of semiotic studies, the research on visual rhetoric of the Groupe μ (1994) and the considerations of the art philosopher Richard Wollheim (2002) about the pictorial metaphor. Thus, in the path we took, both analized works indicate two different modes of producing visual metaphors and we explore the sense effects constructed in each of them.