Novas janelas de circulação de filmes trazidas pelo digital: O caso Marley

Revista GEMInIS

Endereço:
Rodovia Washington Luiz, s/n - Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (Sala 13, 2º andar CECH)Centro de Educação e Ciências Humanas – CECH - Jardim Guanabara
São Carlos / SP
13565905
Site: http://www.revistageminis.ufscar.br/
Telefone: (16) 3306-6923
ISSN: 2179-1465
Editor Chefe: João Carlos Massarolo
Início Publicação: 31/10/2010
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

Novas janelas de circulação de filmes trazidas pelo digital: O caso Marley

Ano: 2015 | Volume: 6 | Número: 2
Autores: Liana Gross Furini, Roberto Tietzmann
Autor Correspondente: Liana Gross Furini, Roberto Tietzmann | [email protected]

Palavras-chave: Cinema, Internet, Facebook, Distribuição, Marley

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A partir da digitalização dos processos envolvidos na produção e distribuição, os filmes ganharam novos espaços de circulação e, assim, um novo público: as pessoas que tem difícil acesso às salas de cinema. Esse trabalho analisa o documentário Marley, que teve o Facebook como a sua janela principal de circulação. O fato de um filme ser lançado de forma oficial em um site de rede social mostra que a indústria está com olhos em um grande público potencial: os usuários de internet.



Resumo Inglês:

From the digitization of the processes involved in production and distribution, films have gained new circulation spaces and thus a new audience: people who have difficult access to cinemas. This paper analyzes the documentary Marley, which had Facebook as its main window of circulation. The fact that a movie is officially released on a social networking site shows that the industry is eyeing a large potential audience: the internet users.