O presente trabalho, inserido no campo da história cultural, tem por objetivo, à luz de Michel Foucault, analisar de que maneira as subjetividades dos fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus são construídas. Diante da multiplicidade da Igreja Universal, optei por explorar uma de suas campanhas, denominada “Jejum de Daniel”. A campanha, referindo-se ao Daniel bíblico, que jejuou por 21 dias se sacrificando em nome de Deus, também propõe aos fiéis da Igreja que jejuem por 21 dias. No entanto, o sacrifício proposto não é alimentício e sim, midiático, ou seja, a abstinência de qualquer tipo de mídia, um tipo de desintoxicação audiovisual, com o objetivo de ser batizado com o Espírito Santo. Os meios midiáticos da Igreja Universal dedicam-se ao Jejum, disponibilizando orientações e prescrições aos fiéis. Além das orientações, o que chama atenção são os resultados, amplamente divulgados por meio de testemunhos dos fiéis. São esses discursos, o institucional e do fiel, que pretendo abordar com base em conceitos do filósofo francês: discurso, poder e em especial, as técnicas de si, explorado nos seus últimos cursos no Collège de France.
This work is related to the field of Cultural History, and through the perspective of Michel Foucault, it aims to analyze how the subjectivities of the adherents of the Universal Church of the Kingdom of God are built. Given the multiplicity of activities of the Universal Church, I chose to explore one of his campaigns, called "The Fast of Daniel." As the campaign refers to the biblical character of Daniel, who fasted for 21 days sacrificing himself in the name of God, the Church also proposes to its believers the fasting for 21 days. However, the proposed object of sacrifice is not the consumption of food, but of the media, that is, the abstinence from any type of media, a kind of audiovisual detox, in order to be baptized with the Holy Spirit. The media resources of the Universal Church are dedicated to fasting, providing guidelines and prescriptions to the adherents. Besides the guidelines, which called our attention were the results widely disseminated through testimonies of the believers. I intend to approach these discourses, institutional and individual, based on the concepts developed by the French philosopher Foucault: discourse, power, and in particular the techniques of the self, explored in his last courses at the Collège de France.