O alemanismo e o “perigo alemão” na literatura brasileira da primeira metade do século XX

Signo

Endereço:
Av. Independência, 2293
Santa Cruz do Sul / RS
Site: http://online.unisc.br/seer/index.php/signo
Telefone: (51) 3717-7322
ISSN: 19822014
Editor Chefe: NULL
Início Publicação: 31/12/1974
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

O alemanismo e o “perigo alemão” na literatura brasileira da primeira metade do século XX

Ano: 2007 | Volume: 32 | Número: 53
Autores: Olgario Paulo Vogt
Autor Correspondente: Olgario Paulo Vogt | [email protected]

Palavras-chave: Perigo alemão, literatura e história, germanismo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No final do século XIX e início do século XX, imigrantes e descendentes de
imigrantes alemães radicados no Sul do Brasil passaram a promover a defesa da ideologia da
germanidade ou do Deutschtum. A defesa dessa ideologia, que ao longo do tempo teve
intensidade variada, despertou reações por parte de intelectuais e de homens do governo
brasileiro, que estavam empenhados na construção do estado e da identidade nacional. Essas
reações se mostraram mais acentuadas e notadas durante a Primeira e a Segunda guerras
mundiais e deram origem ao mito do “perigo alemão”. O “perigo alemão” consistiu em um
real ou hipotético patrocínio, por parte do imperialismo germânico, de uma secessão de
territórios do Brasil Meridional, que deveriam ficar como área de influência econômica ou de
dominação direta da Alemanha. Neste trabalho, objetiva-se enfocar como o alemanismo e o
perigo alemão aparecem em algumas obras de intelectuais brasileiros na primeira metade do
século XX. Silvio Romero, Graça Aranha, Vianna Moog e Bayard Mércio são os principais
autores retratados.



Resumo Inglês:

In late 19th and early 20th centuries, german immigrants and descendants of germans
established in southern Brazil started to defend an ideology of “germaness”, or germanity
(Deutschtum).The defense of this ideology, varied in intensity, has triggered reactions by the
brazilian intelligentsia and government officials who were committed to foster a state and a
national identity.These reactions were stronger and more visible during WW1 and WW2 and
originated the myth of the “german menace”.The german menace was both a real or
hypothetical sponsor,i.e., by german imperialism, which aimed to separate parts of the
Brazilian meridional territories which should stay under german economical influence and be
directly ruled by Germany.Throughout the current paper, we wish to focus on how this
“germaness”, or germanity, and the “german menace” appear ,i.e., are portrayed in some
works by intelectuals of the first half of the 20th century, namely Silvio Romero,Graça
Aranha, Vianna Moog and Bayard Mércio.