O barroco enquanto aspecto do grotesco e do trágico

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ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

O barroco enquanto aspecto do grotesco e do trágico

Ano: 2019 | Volume: 2 | Número: 35
Autores: Carmem Gadelha
Autor Correspondente: Carmem Gadelha | [email protected]

Palavras-chave: Tragicidade; linguagem; filosofia; teatralidade; performatividade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este texto examina aspectos da subjetividade moderna e da atual: seus modos de comparecimento na cena teatral, caracterizada pela crise do drama, da representação, da narrativa. As indagações situam-se entre duas balizas: a obra de arte total wagneriana e as inquietações de Artaud. Corpo, espaço e tempo - tensionados entre os dois polos - apontam possíveis reconceitualizações do pós-dramático. Notamos fortes traços de lirismo coral e dissonante - eterno retorno de Dionísio. É necessário pensar as consequências disso sobre a noção de personagem: faltam contornos individualizados e profundidades psíquicas e históricas. Ressalta a alegoria, pensada a partir de Benjamin e Agamben.



Resumo Inglês:

This paper examines aspects of modern and current subjectivity: their ways of attending the theatrical scene, characterized by crises of drama, representation and narrative. The questions lie between two beacons: the total Wagnerian work of art and the restlessness of Artaud. Body, space and time – tensioned between the two poles – point to possible reconceptualizations of the postdramatic. We notice strong traces of choral and dissonant lyricism – eternal return of Dionysus. It is necessary to think about the consequences of this on the notion of character: individualized contours and psychic and historical depths are lacking. It highlights the allegory, thought from Benjamin and Agamben.