O Beijo em Times Square, 1945: o Olho da História

Cadernos do Tempo Presente

Endereço:
Rod. Marechal Rondon, S/N - Sala 06 do CECH/DHI - Rosa Elze
São Cristóvão / SE
Site: https://seer.ufs.br/index.php/tempo/index
Telefone: (79) 3194-7548
ISSN: 2179-2143
Editor Chefe: Dilton Cândido S. Maynard
Início Publicação: 01/10/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

O Beijo em Times Square, 1945: o Olho da História

Ano: 2012 | Volume: 0 | Número: 9
Autores: M. S. S. Santos
Autor Correspondente: M. S. S. Santos | [email protected]

Palavras-chave: fotografia, memória, olho da história.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho analisa a imagem e representações simbólicas da fotografia intitulada “O Beijo”, realizado pelo fotógrafo Victor Jorgesen, em 14 de agosto de 1945 em New York. Pergunta-se como esse fragmento visual de um acontecimento logra evidenciar a competência testemunhal da fotografia, corroborando o enunciado de “olho da história”. E deseja-se pensar porque essa imagem pode fazer recordar o que não foi vivido pela maioria, configurando-se como um documento e como um dispositivo da memória. Olhar a história por meio da imagem de um beijo, tradução de uma comunhão, íntima, porém pública, e ousada.

Palavras-chaves: fotografia, memória, olho da história.



Resumo Espanhol:

El presente trabajo analiza la imagen y representaciones simbólicas de la fotografía titulada “El Beso”, realizado por el fotógrafo Victor Jorgesen, el 14 de agosto de 1945 en Nova York. Se cuestiona como el fragmento visual de un acontecimiento logra evidenciar la competencia testimonial de la fotografía confirmando la proposición del “Ojo da historia” Se desea pensar porque esa imagen puede hacer recordar lo que no fue vivido por la mayoría, configurándose como un documento y como un dispositivo de la memoria. Mirar la historia por medio de la imagen de un beso, traducción de una comunión, íntima, sin embargo, pública y osada.

Palabra claves: fotografía; memoria; Ojo de la historia.