O cabra e a questão cultural nas metáforas animais

Signo

Endereço:
Av. Independência, 2293
Santa Cruz do Sul / RS
Site: http://online.unisc.br/seer/index.php/signo
Telefone: (51) 3717-7322
ISSN: 19822014
Editor Chefe: NULL
Início Publicação: 31/12/1974
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

O cabra e a questão cultural nas metáforas animais

Ano: 2016 | Volume: 41 | Número: 70
Autores: F. C. Cavalcanti
Autor Correspondente: F. C. Cavalcanti | [email protected]

Palavras-chave: teoria da metáfora conceptual, metáfora animal, cabra

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A visão de uma mente corpórea a qual se filia a Teoria da Metáfora Conceptual encontra-se, sobretudo, baseada na ideia de uma mente como resultado da interação entre o programa sensório-motor humano e o meio físico e socioculturalmente situado. Contudo, ao pleitear a existência do que chama de paradoxo da metáfora, Gibbs (2008) identifica uma tensão entre os aspectos universais e variacionais das metáforas. Nessa perspectiva, este artigo busca discutir o papel dos conhecimentos e normas culturais na formação das metáforas animais, especialmente na conceptualização de homem em termos de cabra por parte dos membros da comunidade de Fortaleza-Ceará no Nordeste do Brasil. Para tal fim, o artigo encontra-se organizado em quatro seções, afora a introdução. Discute-se, assim, nas três seções que se seguem à introdução: o modelo cultural da Grande Cadeia do Ser e sua relação com as metáforas animais com base em Kövecses (2010) e Lakoff e Turner (1989); a questão da universalidade nas Metáforas Conceptuais a partir de Kövecses (2005, 2009); a variação cultural das metáforas com ênfase na metáfora animal cabra baseado em Kövecses (2009) e Rodriguez (2009). Na quinta e última seção, são apresentadas as considerações finais nas quais pondera-se sobre a natureza tanto variacional como potencialmente universal da metáfora animal que licencia a expressão linguística cabra. Nessa perspectiva, argumenta-se que tal metáfora tanto mapearia, em nível genérico, os domínios conceptuais ser humano e animal como os domínios homem e cabra motivados por normas e conhecimentos culturais compartilhados entre os membros da cultura cearense.



Resumo Inglês:

The vision of an embodied mind which joins the Theory of Conceptual Metaphor is, above all, based on the idea of a mind which results from the interaction between the human sensory-motor program and the physical and social-cultural environment. However, claiming the existence of what he calls the paradox of metaphor, Gibbs (2008) identifies a tension between the universal and variational aspects of metaphors. From this perspective, this article discusses the role of knowledge and cultural norms in the constitution of animal metaphors, especially in the conceptualization of man in terms of cabra (goat) by members of the Fortaleza-Ceara community in northeastern Brazil. For this purpose, the article is organized in four sections, apart from an introduction. In three sections, we discuss the cultural model of the Great Chain of Being and its relation to animal metaphors based on Kövecses (2010) and Lakoff and Turner (1989); the issue of universality in Conceptual Metaphors according to Kövecses (2005; 2009); cultural variation of metaphors with emphasis on the animal metaphor cabra (goat) based on Kövecses (2009) and Rodriguez (2009). In the fifth and last section final considerations are presented which point to the animal metaphor cabra (goat) of an example of Conceptual Metaphor both potentially universal since it maps in the generic level the conceptual domains human being and animal, as well as variational since the cross domain mappings of man and cabra (goat) are motivated by norms and shared cultural knowledge among the members of the Fortaleza-Ceara community.