Apoiando-se nas reflexões de Walter Benjamin (1994), Mikhail Bakhtin (1992), Carlo Ginzburg (2001) e outros, o presente estudo propõe uma leitura de A casa da madrinha, obra escrita em 1978, pela autora brasileira Lygia Bojunga. O objetivo deste artigo é discutir o ato de contar histórias que induz o protagonista a buscar a casa mágica e encantada de uma madrinha ausente da narrativa. A análise mostra como o enredo principal engendra a possiblidade de narrativas alternativas e intercomunicantes na obra de Bojunga. Os elementos poéticos e simbólicos presentes em tais narrativas convidam os leitores a imaginar diferentes desfechos para a história.
Drawing on the reflections of Walter Benjamin (1994), Mikhail Bakhtin (1992), Carlo Ginzburg (2001) and others, the present study proposes a reading of A casa da madrinha, written in 1978 by the Brazilian author Lygia Bojunga. The objective of this paper is to discuss the act of telling a oral story that induces the protagonist to seek for a magic and enchanted house belonging to a godmother absent from the narrative. The analysis shows how the main plot can generates other alternative and interrelated narratives in Bojunga’s work. Symbolic and poetics elements found in such narratives invite readers to imagine different endings for the story.