O caminho para a virada: uma interpretação da conferência “Sobre a essência da verdade”, de Martin Heidegger

Natureza Humana Revista Internacional de Filosofia e Psicanálise

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ISSN: 2175-2834
Editor Chefe: Zeljko Loparic
Início Publicação: 31/05/2015
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Filosofia

O caminho para a virada: uma interpretação da conferência “Sobre a essência da verdade”, de Martin Heidegger

Ano: 2016 | Volume: 18 | Número: 1
Autores: Laurenio Sombra
Autor Correspondente: L. Sombra | [email protected]

Palavras-chave: Heidegger; verdade; essência; virada; errância

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A conferência “Sobre a essência da verdade”, de Martin Heidegger, foi pronunciada
várias vezes entre 1930 e 1932, editada em 1943 e seguiu sendo modificada pelo autor até os
anos 1960. Em diversos aspectos, ela parece ter um papel peculiar, como uma espécie de
“dobradiça” entre o Heidegger de Ser e tempo e o após a “virada” [Kehre] de seu pensamento,
processo que se iniciou justamente a partir dos anos 1930. Com tal papel intermediário, essa
conferência parte de concepções ainda abordadas a partir da perspectiva de Ser e tempo, como a
questão da verdade, mas insere temáticas fundamentais, mais caras à obra posterior do pensador
alemão, como a perspectiva do velamento do ser, o conceito de errância e a própria perspectiva,
apenas iniciada nessa conferência, de uma transformação do próprio conceito de essência
[Wesen].



Resumo Inglês:

The Martin Heidegger’s conference “On the essence of truth” was repeatedly
pronounced between 1930 and 1932, published in 1943 and continued to be adjusted by the
author until the sixties. In many ways, it seems to have a special role as a kind of “hinge”
between Heidegger’s Being and Time and after the “turn” [Kehre] of his thinking, process that
began precisely from thirties. With such intermediary role, the conference begins with
conceptions still addressed from the perspective of Being and Time, as the question of truth; but
inserts fundamental themes, relating to the later work of the German thinker, as the notion of the
veiling of being, the concept of errance and the perspective, only started at this conference, from
a transformation of the very concept of essence [Wesen].